São Paulo - Elegantes e funcionais, as cozinhas com ilha são ideais para quem adora cozinhar e, ao mesmo tempo, estar próximo dos familiares e amigos. Neste tipo de cozinha, à exemplo de uma ilha, o móvel fica isolado dos demais, geralmente no meio do ambiente. Além disso, a largura da cozinha permite a livre circulação em todos os lados da bancada central. O ProCompra, plataforma de cotação e intermediação de móveis planejados, levantou algumas dicas para esse tipo de cozinha.
1 - Funcionalidade
É possível agregar várias funções que auxiliem na preparação dos alimentos. A arquiteta Adriana Ferreira, da Santa Irreverência Arquitetura e Construção, explica que as ilhas podem ser utilizadas como bancada de refeição, para cooktop, pia, apoio de utensílios de cozinha ou um misto destes usos. Para complementar o espaço, você pode incluir armários e até uma mesa para refeições.
2 - Reforma
Na hora de fazer sua cozinha com ilha, além de um bom profissional para executar o projeto, talvez uma reforma seja necessária. De acordo com Adriana, as tubulações elétrica, hidráulica e de gás, por exemplo, devem passar pelo piso, embutidas ou não em alvenaria.
3 - Dimensões
Segundo Lana Rocha, do escritório Lana Rocha Interiores, é necessário ter espaço suficiente de circulação entre a ilha e as bancadas fixadas às paredes. Para a designer de interiores, a distância ideal é de um metro entre a ilha e o restante dos móveis ao redor. Quanto aos móveis, é preciso observar se há distância suficiente para abrir e fechar portas e pegar objetos com facilidade.
“Devemos respeitar a distância mínima de 1m entre as bancadas e não ultrapassar a distância de 1,50m, pois, nesse caso, a distância fica muito longa entre a cuba e o cooktop, por exemplo, deixando o trabalho doméstico mais cansativo”, orienta a profissional.
A bancada da cozinha segue uma altura padrão, de 90cm. Já a largura e profundidade, variam de acordo com as possibilidades e funções da cozinha em questão, explica Lana.
4 - Eletrodomésticos
Já quanto ao local de cada um dos eletrodomésticos, Lana afirma que a melhor disposição para eles é sempre triangular, conforme exemplo abaixo, o que garante mais praticidade e agilidade na cozinha.
É recomendado também separar o cooktop e/ou fogão da geladeira através da pia ou bancada seca, permitindo uma área de apoio para ambos. “Sempre coloque o equipamento que gera calor distante daquele que refrigera, pois isso gera economia de energia também”, garante Adriana.
5 - Revestimento
O mercado brasileiro possui uma grande variedade de materiais de revestimento para a bancada da ilha. É recomendável que se utilize materiais mais resistentes e de fácil manutenção. Profissionais recomendam o uso do granito, mármore, aço inox e pedras sintéticas como “Corian” e o “Selestone”.
6 - Coifa
Uma das marcas registradas dos projeto de cozinhas em ilha é o uso da coifa acima do fogão ou cooktop. Mas, de acordo com a arquiteta Adriana Ferreira, ela não é um item obrigatório. “O uso da coifa depende do tipo de alimento que se prepara na casa, da ventilação natural da cozinha ou ainda se ela é aberta para a sala”, explica.
Entretanto, se você não abre mão do equipamento, saiba que, além de maior potência de sucção quando comparadas aos depuradores, por exemplo, as coifas são ótimas para eliminar cheiros e evitar que a gordura se espelhe pela cozinha, visto que levam os odores para o ambiente externo através de um duto, indica a designer Lana Rocha.