Rio - A programação da chegada do Papa Francisco ao Rio de Janeiro na segunda-feira, dia 22, sofreu uma alteração, informou a prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, CET-Rio e Rio Eventos Especiais, na tarde desta sexta-feira. Após a chegada na base aérea do Galeão, o Papa seguirá ao Centro de onde partirá às 17h, em carro aberto, da Catedral Metropolitana, em um roteiro até o Theatro Municipal, passando pela Avenida República do Chile, Avenida Rio Branco, Rua Araújo Porto Alegre, Avenida Graça Aranha, Avenida Nilo Peçanha e novamente pela Avenida Rio Branco até a chegada ao Theatro Municipal.
Inicialmente, o Papa seguiria direto do Galeão ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras, onde uma recepção com governadores e a presidenta Dilma Rousseff o aguardará.
Em função da mudança no percurso, a prefeitura informou ainda que será implantado esquema especial de trânsito com pontos de bloqueio, rotas alternativas, acessos dos pedestres e transporte. A operação terá inicio à meia-noite de segunda-feira, com a proibição de estacionamento em vias do Centro. Está previsto que o Papa chegue ao Centro às 17h, sendo assim, os fechamentos na área central da cidade terão início às 15h.
A partir das 14h haverá bloqueio da Rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras, nos dois sentidos e do Túnel Santa Bárbara no sentido Zona Sul devido à recepção ao Papa Francisco no Palácio Guanabara.
Ainda de acordo com a prefeitura, a operação de trânsito contará com 380 agentes da Guarda Municipal, da SMTR e controladores da CET-RIO. Serão empregados também 45 veículos operacionais e 50 motocicletas para monitoramento de toda a área em que eventos estarão ocorrendo e rápido deslocamento em caso de alguma necessidade. Painéis de mensagens informarão sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e sobre as condições do tráfego. Além disso, 10 reboques da CET-RIO serão posicionados nos arredores para desobstrução das vias em caso de acidente ou quebra de algum veículo.
O Centro de Operações do Rio irá monitorar toda a Cidade com câmeras, permitindo que técnicos da CET-RIO implantem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito e adaptá-lo às novas condições após a implantação dos bloqueios em todo o trajeto.
A Prefeitura recomenda que os cidadãos dêem preferência aos transportes públicos.
800 policiais farão segurança
O passeio de Sua Santidade pelas ruas do Centro será vigiado de perto por nada menos que 800 policiais militares de quatro unidades. No percurso, homens do Bope, dos batalhões de Choque, Ações com Cães e da área vão trabalhar divididos em equipes a pé, com viaturas e em motocicletas.
A cada seis metros do trajeto, algumas equipes estarão fechando os dois lados das ruas, além de outras abrindo caminho e fazendo a retaguarda da comitiva do Papa Francisco. Durante todo o deslocamento da Catedral Metropolitana até o Theatro Municipal, o trânsito será fechado com viaturas. Minutos após a passagem do Santo Padre, as vias serão liberadas gradativamente.
Pelo céu, a proteção será feita por duas aeronaves do Grupamento Aeromóvel, que vão monitorar o caminho com câmeras. As imagens serão transmitidas em tempo real para o Centro de Comando e Controle da PM e para a cúpula da Secretaria de Segurança Pública.
COMO CHEGAR
METRÔ - Utilizar as estações Cinelândia e Carioca.
ÔNIBUS - Utilizar as diversas linhas de ônibus regulares que passam no Centro da cidade.
PRINCIPAIS INTERDIÇÕES NO TRÂNSITO
A partir das 14h
A circulação de veículos estará proibida nas seguintes vias:
- Rua Pinheiro Machado, em toda sua extensão nos dois sentidos;
- Túnel Santa Bárbara, sentido Zona Sul;
- Viaduto Engenheiro Noronha;
- Elevado 31 de março, sentido Zona Sul;
A partir das 15h
A circulação de veículos estará proibida nas seguintes vias:
- Avenida República do Chile;
- Avenida Almirante Barroso;
- Avenida Rio Branco;
- Rua Araújo Porto Alegre;
- Avenida Graça Aranha;
- Avenida Nilo Peçanha;
- Rua Manoel de Carvalho;
- Avenida Treze de Maio;
- Rua Senador Dantas;
- Rua Lélio Gama;
- Rua Evaristo da Veiga;
- Rua México, a partir da Rua Santa Luzia;
- Rua dos Arcos;
- Rua da Assembleia;
- Avenida Presidente Vargas, pista lateral a partir da Avenida Passos até a Avenida Rio Branco, sentido Candelária;
- Rua Buenos Aires, entre Rua Primeiro de Março e Avenida Rio Branco;
- Rua Sete de Setembro, entre a Rua da Quitanda e Avenida Rio Branco;
- Rua São José, entre a Rua da Quitanda e a Avenida Nilo Peçanha;
15 minutos antes da saída do Papa da Catedral
- Avenida República do Paraguai, nos dois sentidos;