Por cadu.bruno

Aparecida (SP) - Na primeira homília no Brasil, nesta quarta-feira, em Aparecida, interior de São Paulo, o Papa Francisco trouxe três mensagens aos milhares de fiéis que acompanham sua visita ao país. "Devemos seguir três simples posturas: conservar a esperança, deixar se surpreender por Deus e viver na alegria", disse o pontífice que rezou a missa em português.

A leitura escolhida para a celebração foi a passagem em que Jesus faz o seu primeiro milagre, ao transformar água em vinho. 

Papa celebra missa em AparecidaSeverino Silva / Agência O Dia

O pontífice destacou que diante das dificuldades enfrentadas é preciso seguir confiante da presença de Deus. Ele ressaltou ainda o fascínio que "o dinheiro, o poder, o sucesso e o prazer" exercem na vida, especialmente dos mais jovens. "Nossos jovens não precisam de coisas, mas, sobretudo, de valores imateriais, que são a memória de um povo, o coração de um povo", declarou. O Papa falou ainda da força da juventude como motor para a sociedade e para a Igreja.

O Santo Padre citou a passagem lida no evangelho e a história de Nossa Senhora Aparecida para destacar a importância de se deixar surpreender por Deus. Ele recebeu como presente a imagem da santa, que é padroeira do Brasil, antes da celebração.

Papa é recepcionado por fiéis em AparecidaReuters

"A história desse santuário serve de exemplo. Aqui, em um lugar de pesca infrutífera, todos os brasileiros podem se sentir filhos de uma mesma Mãe. Deus sempre surpreende, como vinho novo. Sempre nos reserva o melhor. Ele pede que nos surpreendamos pelo seu amor", disse.

O pontífice pediu também que os fiéis não percam a esperança e afirmou que embora o "diabo e o mal existam, isso não é mais forte, o mais forte é Deus".

Por fim, Papa Francisco falou sobre a alegria que devem emanar os cristãos. "Os cristãos nunca devem estar tristes. Deus nos acompanha e temos uma Mãe que sempre intercede pela vida dos seus filhos. Se estivermos verdadeiramente próximos de Cristo e sentirmos o quanto Ele nos ama, isso contagiará quem estiver do nosso lado", declarou.

Apenas 15 mil fiéis foram autorizados a entrar na basílica dedicada a Nossa Senhora Aparecida, que tem capacidade para 30 mil pessoas. Os responsáveis pelo santuário decidiram limitar o número de presentes para facilitar o deslocamento em seu interior e por razões de segurança.

Outra grande parte de preregrinos assistiu à missa em telões instalados nos estacionamentos da basílica e poderá ver Francisco quando o Papa sair à Praça dos Apóstolos para abençoar a multidão.

Após a missa, o pontífice deve seguir de papamóvel pelas ruas da cidade. Às 13h, ele dará a benção à imagem de Frei Galvão, no Seminário Bom Jesus, onde almoça e depois descansa antes de retornar ao Rio, às 16h.

Papa chega a Aparecida de helicóptero

Francisco, que iniciou na segunda-feira a visita de uma semana ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude, solicitou que sua agenda no país incluísse uma visita ao santuário por ser um devoto de Nossa Senhora.

O Papa Francisco chegou a Aparecida, interior de São Paulo, por volta das 10h19 desta quarta-feira. O pontífice embarcou em um jato da Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea do Galeão, na Zona Norte, e seguiu para São José dos Campos, onde embarcou em um helicóptero rumo a Aparecida.

O Santo Padre foi recepcionado pelo cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno e demais autoridades eclesiásticas, além de políticos. Ele seguiu de papamóvel do heliponto até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Cerca de 200 mil fieis aplaudiram, cantaram e saudaram o pontífice com bandeirolas brancas.


Você pode gostar