Por cadu.bruno

Aparecida (SP) - O Papa Francisco fez uma pequena oração na Capela dos Apóstolos, localizada atrás da imagem de Nossa Senhora Aparecida, na basílica da cidade paulista nesta terça-feira. Acompanhado de sacerdotes redentoristas e diocesanos, além da comitiva papal, o pontífice tocou a imagem da santa antes de rezar missa no santuário dedicado à padroeira do Brasil. Francisco participa agora da missa na basílica.

Papa celebra missa em AparecidaSeverino Silva / Agência O Dia

Durante sua fala, Francisco citou a santa como sua mãe, pediu proteção em sua jornada papal e entregou flores. 

Apenas 15 mil fiéis foram autorizados a entrar na basílica dedicada a Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, que tem capacidade para 30 mil pessoas. Os responsáveis pelo santuário decidiram limitar o número de presentes para facilitar o deslocamento em seu interior e por razões de segurança.

Papa Francisco reza missa em AparecidaReprodução TV

Outra grande parte de preregrinos assiste à missa em telões instalados nos estacionamentos da basílica e poderá ver Francisco quando o Papa sair à Praça dos Apóstolos para abençoar a multidão.

De acordo com o chefe de comunicação social da PM, capitão Antero Alves Beraldo, desde a manhã desta segunda não foi registrada nenhuma ocorrência grave. Alguns fiéis foram socorridos, após passarem mal, devido ao longo período de espera em filas. Segundo o capitão Beraldo, tratam-se de ocorrências normais, típicas de um dia de grande movimento.


Após a missa, o pontífice deve seguir de papamóvel pelas ruas da cidade. Às 13h, ele dará a benção à imagem de Frei Galvão, no Seminário Bom Jesus, onde almoça e depois descansa antes de retornar ao Rio, às 16h.

Papa chega a Aparecida de helicóptero

Francisco, que iniciou na segunda-feira a visita de uma semana ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude, solicitou que sua agenda no país incluísse uma visita ao santuário por ser um devoto de Nossa Senhora.

Papa é recepcionado por fiéis em AparecidaReuters

O Papa Francisco chegou a Aparecida, interior de São Paulo, por volta das 10h19 desta quarta-feira. O pontífice embarcou em um jato da Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea do Galeão, na Zona Norte, e seguiu para São José dos Campos, onde embarcou em um helicóptero rumo a Aparecida.

O Santo Padre foi recepcionado pelo cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno e demais autoridades eclesiásticas, além de políticos. Ele seguiu de papamóvel do heliponto até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Cerca de 200 mil fieis aplaudiram, cantaram e saudaram o pontífice com bandeirolas brancas.

Você pode gostar