Papamóvel pode ser dispensado em Aparecida por causa da chuva

Em razão do mau tempo ainda existem dúvidas se o pontífice cumprirá a programação de seguir de papamóvel pelas ruas da cidade

Por cadu.bruno

Aparecida - Ao chegar a Aparecida nesta terça-feira, o Papa Francisco será recepcionado, no Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida, pelo cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno e demais autoridades eclesiásticas, além do governador do estado, Geraldo Alckmin e do prefeito de Aparecida, Marcio Siqueira.

Papa chega na Base Aérea antes de embarcar rumo a AparecidaAlessandro Costa / Agência O Dia

Em razão do mau tempo ainda existem dúvidas se o pontífice cumprirá a programação de seguir de papamóvel pelas ruas da cidade ao término da missa a ser celebrada na basílica da cidade. Às 13h, ele dará a benção à imagem de frei Galvão, no seminário Bom Jesus, onde almoça e depois descansa antes de retornar ao Rio, às 16h.

Ainda no seminário, o papa vai abençoar cerca de 50 irmãs que vivem em três conventos de clausura na Arquidiocese de Aparecida. O retorno do papa ao Rio deve ocorrer às 16h30.

Multidão enfrenta frio e chuva em Aparecida

Chove forte em Aparecida na manhã desta quarta-feira. Apesar do tempo ruim, milhares de pessoas vindas de todo o país e algumas do exterior, entre elas, muitos idosos, estão à espera do Papa Francisco. A temperatura na cidade no interior de São Paulo beira os 6°C.

A Via Dutra tem trânsito complicado, com acessos bloqueados nas saídas 71 e 74. Romeiros só têm passagem pelo acesso 67, em Guaratinguetá.

Milhares de pessoas passaram a noite sem dormir à espera do pontífice. Às 4h30, não havia mais vaga nos estacionamentos. A entrada de carros e ônibus foi controlada para que a quantidade ficassem em pouco mais de 2 mil.

Alguns fiéis improvisaram barracas com plásticos outros vieram prevenidos com barracas de acampamento, capa de chuva, casacos, forros e até cobertores enrolados no corpo.

Além dos peregrinos na fila, uma multidão já ocupa a praça em frente à basílica para acompanhar a chegada do Santo Padre e a cerimônia por meio de telões. Pela programação oficial, o pontífice deveria chegar às 9h30, mas pode haver um atraso de meia hora em razão da mudança no esquema da viagem do Rio até Aparecida.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia