Multidão de peregrinos 'encara' manifestantes com cânticos religiosos

Estação Cardeal Arcoverde é ponto de concentração de protesto contra o governo de Sérgio Cabral

Por tamyres.matos

Rio - Mais de uma centena de manifestantes estão concentrados na Estação Cardeal Arcoverde do metrô no fim da tarde desta sexta-feira, sendo que o local é um dos principais pontos de chegada dos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude. Uma "enfrentamento" curioso chama a atenção de quem passa pelo local.

O grupo do protesto entoava seus gritos de ordem repletos de palavras, digamos, nada elogiosas se referindo ao governador Sérgio Cabral. A multidão de religiosos que chega a Copacabana pelo local formou um cordão - é comum que eles circulem pela cidade inteira de mãos dadas - e começou a entoar com empolgação cânticos religiosos.

Fiéis ficam eufóricos durante a passagem do Papa Francisco em CopacabanaReuters

Policiais militares do Batalhão de Choque (BPChq) foram em comboio para a Praia de Copacabana, onde o Papa Francisco fez a Via Sacra da Jornada Mundial da Juventude.

Nova quebra de protocolo

O Papa Francisco surpreendeu os fiéis novamente, na noite desta sexta-feira, ao descer do Papamóvel diversas vezes para cumprimentar os peregrinos que o esperavam na Praia de Copacabana, onde o Sumo Pontífice realizará a Via Sacra com os católicos. Mais de um milhão de pessoas são esperadas para a celebração de fé.

A multidão que se aglomera na areias de Copacabana está em estado de euforia. Neste momento, o Papa já está no palco do evento. As luzes das vias públicas próximo ao local foram apagadas.

'Preciso dessa bênção para viver lá fora', diz jovem que se reuniu com Papa

Oito jovens infratores, que cumprem pena de restrição à liberdade no Rio de Janeiro, se reuniram na manhã desta sexta-feira com o Papa Francisco no Palácio São Joaquim, sede da Arquidiocese.

Seis homens e duas mulheres entre 16 e 18 anos, internados em três unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do estado (Degase), puderam conversar por alguns minutos com o pontífice.

Segundo nota divulgada pelo Governo do Rio, uma das jovens que participaram do encontro é uma adolescente de 18 anos que, em duas semanas, voltará ao convívio social. Ela considerou a bênção recebida do pontífice um estímulo para refazer sua vida. “Deus me deu essa oportunidade. Preciso dessa bênção para viver lá fora”, disse a jovem.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia