Por tamyres.matos
Publicado 27/07/2013 02:15 | Atualizado 27/07/2013 02:32

Rio - A vigília está de pé! Apesar da alteração do local da Missa de Envio do Papa Francisco amanhã — de Guaratiba para Copacabana —, os planos dos peregrinos de caminhar e de pernoitar para o grande encontro com o Santo Padre estão mantidos. Veja o esquema da peregrinação e do trânsito.

Clique nas imagens para abrir o infográfico por completo

Retirada do kit-vigíliaArte O Dia

CAMINHADA
A partir das 7h de hoje, 350 mil jovens inscritos no evento percorrerão 9,5 km, da Central do Brasil até Copacabana. A pista lateral sentido Candelária da Avenida Presidente Vargas será exclusiva dos fiéis, assim como toda a Rio Branco, o Aterro do Flamengo e parte da Lauro Sodré. Os grupos terão de entrar na Barata Ribeiro para chegar à praia — a Princesa Isabel será exclusiva para escoamento.

KIT-VIGÍLIA
Na altura do Monumento dos Pracinhas, os inscritos receberão caixa de papelão com alimentos industrializados (biscoitos salgados e doces) para cinco refeições. A distribuição vai das 7h às 21h hoje.

BANHEIROS QUÍMICOS
Segundo a prefeitura, os banheiros químicos de Guaratiba e todos os serviços básicos foram transferidos para a Zona Sul.

PERNOITE
A prefeitura pediu que peregrinos não levem barracas.

SEGURANÇA
Na praia, vão atuar 1.600 agentes da Guarda Municipal e 7 mil homens da Força Nacional. A Marinha patrulhará a Baía e o mar desde o Aeroporto Santos Dumont.

TRANSPORTE PÚBLICO
Metrô, trens e barcas funcionam sem interrupção até o primeiro minuto de segunda-feira.

Metrô
A melhor forma de o morador chegar a Copacabana e sair do bairro é de metrô. Todos os cartões estão sendo aceitos (como o pré-pago e o peregrino). As duas linhas vão até Siqueira Campos — Cantagalo segue fechada, assim como Catete, Cinelândia e Presidente Vargas.

Trens
Todas as estações estarão abertas 24 horas para embarque e desembarque, a partir das 4h30 de hoje até as 23h de segunda-feira. Hoje, a SuperVia estenderá a operação de todos os ramais em direção à Central. O esquema prevê intervalos médios de 10 minutos no ramal Santa Cruz e de 20 a 40 minutos nos ramais Japeri, Belford Roxo e Saracuruna.

Esquema em CopacabanaArte O Dia

TRÂNSITO
A partir do meio-dia de hoje, o bairro de Copacabana será totalmente fechado, e a liberação só será às 19h de amanhã. Há bloqueios perto do Rio Sul e no Corte do Cantagalo, por exemplo. Guarda Municipal e CET-Rio contarão com 1.600 agentes e 32 painéis luminosos para orientar motoristas e peregrinos sobre as interdições. Convém deixar uma conta de água, luz ou gás no carro para emergências.

SAÍDA DO EVENTO
É recomendável aguardar um pouco antes de sair da praia, para evitar aglomerações — que tal pegar um bronze? Não haverá caminhada de 9,5 km de volta. Além do metrô, ônibus aguardarão os jovens em dois bolsões: na Enseada de Botafogo (para o Centro, Rodoviária e Zona Norte) e em Ipanema (Barra e Zona Oeste). Coletivos fretados devem estacionar no Fundão. Para chegar até lá, peregrinos devem caminhar até a Enseada.

Você pode gostar