Por tabata.uchoa

Rio - Durante a missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), celebrada na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, neste domingo, o Papa Francisco pediu para que os milhares de peregrinos professem sua fé ao voltarem para casa.

"Nestes últimos dias, aqui no Rio, vocês puderam fazer a bela experiência de encontrar Jesus e de encontrá-lo juntos, sentindo a alegria da fé. Mas a experiência deste encontro não pode ficar trancafiada na vida de vocês ou no pequeno grupo da paróquia, do movimento, da comunidade de vocês", afirmou o pontífice durante a homilia.

Papa Francisco celebra Missa do Envio em CopacabanaAlexandre Brum / Agência O Dia

Misturando a simpatia que lhe é peculiar com o rigor de um líder, Francisco destacou que a divulgação do evangelho não foi um pedido de Jesus, mas sim uma ordem que deve ser obedecida pelos fiéis.

"Jesus não disse: se vocês quiserem, se tiverem tempo, mas: 'Ide e fazei discípulos entre todas as nações'. Partilhar a experiência da fé, testemunhar a fé, anunciar o evangelho é o mandato que o senhor confia a toda a igreja, também a você. É uma ordem sim, mas não nasce da vontade de domínio ou de poder, nasce da força do amor", advertiu. "Jesus não nos trata como escravos, mas como homens livres, amigos, como irmãos. E não somente nos envia, mas nos acompanha, está sempre junto de nós nesta missão de amor", completou o Papa, que se dirigiu diretamente aos fiéis brasileiros e latino-americanos.

"De forma especial, queria que este mandato de Cristo - 'Ide' - ressoasse em vocês, jovens da Igreja na América Latina, comprometidos com a Missão Continental promovida pelos bispos. O Brasil, a América Latina, o mundo precisa de Cristo", disse. Segundo o líder religioso, algumas das características que costumam ser associadas aos latino-americanos os tornam importantes para a igreja. Ele ainda se lembrou do padre José de Anchieta, missionário que viveu no século 16, um dos fundadores da cidade de São Paulo e que foi beatificado pelo papa João Paulo II em 1980.

Multidão acompanha a Missa do Envio através de telões na Praia de CopacabanaMaria Luiza Mesquita / Agência O Dia

"A igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que lhes caracterizam. Um grande apóstolo do Brasil, o bem-aventurado José de Anchieta, partiu em missão quando tinha apenas 19 anos. Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem", considerou.

Evangelizar, de acordo com Francisco, é um trabalho que tem que ser feito em grupo. Com isso, pediu que os jovens permaneçam unidos para terem maior força. "Além disso, Jesus não disse: 'Vai', mas sim 'Ide'. Somos enviados em grupo. Queridos jovens, sintam a companhia de toda a igreja e também a comunhão dos santos nesta missão. Quando enfrentamos juntos os desafios, somos fortes, descobrimos recursos que não sabíamos que tínhamos", salientou Francisco, que encerrou a homilia reforçando o convite para que os fiéis divulguem a palavra de Cristo.

"Para construir um mundo novo, Jesus Cristo conta com vocês. A igreja conta com vocês. O Papa conta com vocês. Que Maria, mãe de Jesus e nossa mãe, lhes acompanhe sempre com a sua ternura. Ide e fazei discípulos entre todas as nações", enfatizou.






Você pode gostar