Foto que mostra Francisco, Ratzinger e João Paulo II é montagem

Agência ligada à Igreja Católica diz que foi cardeal canadense quem presenciou encontro entre Ratzinger e João Paulo II

Por marlos.mendes

Rio - Uma foto em preto e branco que mostra os papas Bento XVI, João Paulo II e Francisco juntos voltou a circular na Internet por conta da Jornal Mundial da Juventude. A imagem teria sido feita nos anos 1980, registrando o cardeal Ratzinger cumprimentando o Papa João Paulo II sob o olhar do então cardeal Jorge Bergoglio.

A foto é, na verdade, uma montagem. A ACI Digital (serviço da agência católica de informações ACI Prensa, vinculada à Igreja Católica e com sede em Lima) desmentiu a veracidade da imagem em março. Segundo a ACI Digital, quem está ao fundo da imagem é o cardeal canadense Edouard Gagnon, então presidente do Pontifício Conselho para a Família até 1990. Gagnon faleceu em 2007.

Confira a montagem que circula na Internet e outro registro do encontro entre Ratzinger e João Paulo II:

Encontro dos três papas: montagem inclui Francisco observando Bento XVI e João Paulo IIReprodução Internet


Outra foto do mesmo momento mostra que a figura ao centro é o cardeal canadense Edouard GagnonReprodução Internet / ACI Prensa


Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia