Papa manda recado pelo Twitter: 'Sejam verdadeiros atletas de Cristo'

Francisco já está na Praia de Copacabana para celebrar a Missa do Envio

Por daniela.lima

Rio - O último dia da Jornada Mundial da Juventude começou com muita animação. Com sol e temperatura mais amena os jovens levantaram cedo e ensaiaram o "flash mob" da Jornada para o Papa.

Mais cedo, por volta das 6h deste domingo, o pontífice usou o Twitter para mandar mais um recado aos jovens. "Queridos jovens, sejam verdadeiros "atletas de Cristo"! Joguem no seu 'time'! #Rio2013 #JMJ". Neste momento o Papa Francisco já se encontra na orla de Copacabana, do papamóvel ele cumprimenta os peregrinos. 

Mais de três milhões de pessoas acompanham cerimônia com PapaMaria Luiza Mesquita / Agência O Dia


O discurso do Papa na noite deste sábado nas areias de emocionou os mais de 3 milhões de fiéis que compareceram à celebração no local. "Sejam cristãos autênticos e não cristãos de fachada", começou. "O verdadeiro Campus Fidei é o coração de cada um de vocês. Somos o campo da fé de Deus. Queridos jovens, o senhor os necessita. Sigam as notícias do mundo e vejam que muitos jovens saíram para as ruas para ter uma civilização mais justa. São os jovens os protagonistas da mudança. Vocês são o futuro do mundo. Sejam o futuro dele", discursou o Sumo Pontífice.

Antes da cerimônia de Adoração ao Santíssimo Sacramento, os jovens fizeram alguns minutos de silêncio e rezeram em línguas diferentes. A cerimônia de celebração ao Santíssimo Sacramento começou por volta das 21h30, com a benção do Papa. A celebração acabou por volta das 22h, quando o Santíssimo foi retirado do palco e retornou à capela. Muitos peregrinos resolveram retornar às suas casas, mas a grande maioria permaneceu na praia.

Pequeno tumulto nas areias

Um pequeno tumulto começou quando ativistas na Marcha das Vadias tentaram chegar até as areias onde é celebrada a Vigília do Papa Francisco. A Força Nacional de Segurança fez um cordão de isolamento de quase 100 homens, todos deram o braço para evitar a passagem do protesto. O cordão se estendeu até o mar.

Com palavras de ordem e fazendo paródias dos cânticos dos jovens peregrinos ("Esta é a juventude laica"), as mais de 4 mil mulheres pararam no local, na altura do hotel Othon Palace.

Rafaela Oliveira, 28 anos, universitária, Mariana Azeredo, 27 anos, professora de geografia, tiraram a blusa, o que deixou peregrinos que passavam no local consternados. Mariana protestou em frente à segurança. "Quero expressar minha sexualidade livre, sou mãe de uma menina e não quero reproduzir essa cultura de inquisição."

Papa foi ovacionado mais uma vez em Copacabana na Missa do Envio neste domingoMaria Luiza Mesquita / Agência O Dia

Pouco tempo depois, manifestantes acabaram furando o bloqueio e começaram a queimar as próprias identidades, Julio Cesar de Andrade, 29 anos, universitário falou sobre o ato. "Quem quemou minha identidade foi a Força Nacional", afirmou. Outro estudante, João woucher, 25 anos, citou o filme "Hair" como inspiração. "Queimar a identidade do estado é um inicio do caminho de busca da própria identidade", contou.

Tony Ramos lê discurso

Quando o Santo Padre entrou no palco, foi prontamente ovacionado. Após uma breve saudação, o ator Tony Ramos entrou no palco e discursou sobre o amor de Jesus provado na Cruz. Ele citou São Francisco de Assis, "que teve a coragem de viver a vontade de Deus". Logo após, frades franciscanos entraram no palco.



Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia