Por thiago.antunes

Rio - No último evento antes de embarcar na Base Aérea do Galeão, o Papa Francisco falou a voluntários e peregrinos no Riocentro, na tarde deste domingo, e elogiou a atuação dos voluntários e peregrinos durante a Jornada Mundial da Juventude. "Sejam revolucionários, vão contra a corrente. Não tenham medo do que Deus lhes pede', pediu o Sumo Pontífice.

O Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, ficou sentado ao lado de Francisco, que ganhou uma camisa de uma fiel da Polônia, onde será realizada a próxima Jornada. Em cada pausa, o Santo Padre era ovacionado pelos mais de 12 mil presentes. "Deus tem um projeto para cada um. Há maior alegria em dar do que em receber. Podem contar com as minhas orações, pois eu sei que posso contar com as orações de vocês", disse.

Com uma oração da Ave Maria, o Papa encerrou encontro por volta das 18h e pediu  que os jovens rezassem por ele. Francisco segue agora para a Base Áerea do Galeão, onde embarca para Roma, por volta das 19h.

'Bispos devem amar a pobreza', afirmou Papa

No encontro do Papa Francisco com o comitê de coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano que aconteceu no Auditório do Centro de Estudos, no Sumaré, neste domingo, o Santo Padre destacou que a função dos biscos na Igreja deve ser mais pastoral que administrativa. "Os bispos devem amar a pobreza. Eles não devem ter o 'pensamento de príncipes'. O diálogo que temos com os fiéis deve ser o mesmo com as pastorais", disse ele, se referindo às pastorais da América Latina e do Caribe.

Papa Francisco celebra Missa do Envio em CopacabanaAlexandre Brum / Agência O Dia

O Sumo Pontífice também avaliou a posição da Igreja no mundo de hoje. "Não podemos ceder à tentação de nos colocarmos como centro. Quando isso acontece, a Igreja se transforma em uma ONG. O clericalismo na América Latina é preocupante. A posição de um discípulo missionário não é de centro, mas de periferia, como gosto de dizer", avaliou Francisco.

O Papa se despediu dos funcionários da residência do Sumaré e segue para o Riocentro, na Barra da Tijuca, onde vai se encontrar com voluntários e peregrinos da Jornada Mundial da Juventude.

Padre diz que JMJ serviu para que Papa conhecesse realidade dos jovens

"A Jornada Mundial da Juventude permitiu que o Papa Francisco realizasse seu desejo de conhecer a realidade dos jovens de hoje, estar próximo deles, falar com eles e com o povo, destacar a perspectiva dos mais pobres, traduzir e aplicar os principais ensinamentos da Igreja no campo social, fortalecendo a união e a fraternidade entre os cristãos e aproximando a Igreja dos fiéis e os fiéis da Igreja". Assim, o padre Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, resumiu os resultados, que considerou positivos, da presença do Santo Padre no Rio, neste domingo.

Peregrinos deixam Copacabana após missa com Papa FranciscoReuters

“O Papa Francisco queria vir ao Rio para falar com o povo e a Igreja e falou com ambos”, avaliou padre Lombardi. O sacerdote contou que no Rio, “em seu continente”, o Papa Francisco se sentiu à vontade, por falar na sua língua, estar em sua casa. “Isso permitiu a nós que estamos com ele a experiência de vê-lo mais espontâneo em seu contexto, em sua forma de se relacionar”.

O diretor da Sala de Imprensa do Vaticano observou ainda que, na JMJ e com as diversas mensagens do Papa Francisco na última semana, “começamos a entender como a Igreja pode contribuir para renovar a fé. A Igreja está sempre se renovando”.

À Igreja no Brasil, o Santo Padre orientou para se fortalecer como uma “Igreja companheira”. “Devemos reformar nossas posturas para que a Igreja mantenha e aprofunde sua dimensão universal”, destacou padre Lombardi.

Elogiou ainda a rapidez com que o Rio – Igreja e governos – conseguiu organizar Copacabana para a realização da peregrinação, da Vigília e da Missa do Envio depois do cancelamento dos atos previstos inicialmente para Guaratiba.

Ao comentar a escolha da Cracóvia, na Polônia, para sediar a JMJ em 2016, padre Lombardi lembrou que será uma homenagem e terá um significado especial com a perspectiva de canonização do João Paulo II nos próximos meses.

Jovens poloneses comemoram eleição da Cracóvia como próxima sede da JMJEfe

Papa vai ficar feliz com bairro em Guaratiba', diz prefeito

Eduardo Paes comemorou o sucesso da Jornada Mundial da Juventude neste domingo. Em coletiva realiza no Centro de Operações, o prefeito agradeceu ao Papa Francisco, aos peregrinos e aos cariocas "por terem realizado uma festa linda". Segundo Paes, como foi noticiado em seu Twitter mais cedo, o bairro popular que será construído no terreno que seria o Campus Fidei, em Guaratiba, vai receber infraestrutura e fará parte de parcerias como o programa Minha Casa, Minha Vida.

A região da Zona Oeste, que é bastante prejudicada e está com casas afundando devido à construção irregular em algumas áreas, se beneficiará co

Paes: 'Vejo Guaratiba como uma doação da Igreja'

"Iremos resolver o problema dessas pessoas. Vamos desapropriar o terreno por via judicial.O terreno já tem uma licença ambiental e será necessário investimento da prefeitura naquela região. Esse é o presente que a cidade ganha e acho que o Papa vai ficar muito feliz com o bairro popular, quando voltar em 2017. Vejo Guaratiba como uma doação da Igreja", disse.

Sobre os protestos ocorridos durante a Jornada, o prefeito enfatizou que todos têm o livre direito de se manifestar e que o Papa deixou uma mensagem para todos de que o diálogo é essencial na solução de problemas.

Questionado se a mudança de Guaratiba para Copacabana foi melhor por conta da centralização do evento, Paes afirmou que gostaria muito de ter feito a vigília na Zona Oeste. "É importante que a cidade espalhe seus eventos, foi por isso que fomos até o fim para tentarmos realizar a o evento em Guaratiba, mas não deu".

Vários comerciantes que investiram em mercadorias para vender para a população que participaria do evento na Zona Oeste ficaram prejudicados, o prefeito alegou que está pensando em como poderá compensar o prejuízo dessas pessoas."Me deram até a ideia de fazer um show no palco que está montado em Guaratiba", disse.

Multidão de peregrinos na saída de Copacabana

Depois do inesquecível espetáculo de fé, peregrinos sofreram para conseguir deixar o bairro de Copacabana usando transporte público. Como já era previsto, as estações Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde do Metrô ficaram lotadas de fiéis. Milhares também deixaram o bairro a pé e seguiram para Botafogo e Aterro do Famengo em direção ao Centro.

Em seu discurso, o Papa anunciou cidade onde será realizada a próxima Jornada Mundial da Juventude: Cracóvia, na Polônia. "Queridos jovens, temos encontro marcado na próxima Jornada Mundial da Juventude, no ano de 2016 em Cracóvia, na Polônia", afirmou o pontífice. Após o anúncio, os jovens comemoraram a escolha e gritaram "Polônia".

Diversas autoridades e chefes de estado acompanharam a missa. Ao lado da presidenta Dilma Rousseff, prestigiaram o evento Evo Morales, presidente da Bolívia, e Cristina Kirchner, presidenta da Argentina.

Você pode gostar