Por juliana.stefanelli
Colômbia - As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram neste domingo que chegaram a "muito importantes acordos" com o governo colombiano sobre a questão agrária, primeiro ponto da agenda dos diálogos de paz entre as partes e que previsivelmente será fechado ainda neste domingo.
"Chegamos a uma série de muito importantes acordos", declarou o guerrilheiro "Ricardo Téllez", como é conhecido Rodrigo Granda, na chegada da delegação das Farc ao Palácio de Convenções de Havana, onde acontece o diálogo de paz colombiano. Às 13h30 locais (15h30 de Brasília), haverá a leitura de um comunicado conjunto da mesa de negociação para, previsivelmente, divulgar esses resultados.
Publicidade
Os negociadores do governo colombiano e das Farc finalizarão hoje o nono ciclo dos diálogos de paz com a expectativa de anunciarem um acordo sobre o tema da terra, que é considerado a origem do longo e sangrento conflito armado no país sul-americano. Caso o acordo seja confirmado, o governo e a guerrilha podem avançar na agenda pactuada para este processo e passariam a tratar o ponto da participação das Farc na vida política da Colômbia assim que for alcançado um tratado de paz definitivo.