Farc anunciam 'importantes acordos' com governo colombiano

Questão agrária será discutida como primeiro ponto da agenda dos diálogos de paz neste domingo

Por juliana.stefanelli

Colômbia - As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram neste domingo que chegaram a "muito importantes acordos" com o governo colombiano sobre a questão agrária, primeiro ponto da agenda dos diálogos de paz entre as partes e que previsivelmente será fechado ainda neste domingo.

"Chegamos a uma série de muito importantes acordos", declarou o guerrilheiro "Ricardo Téllez", como é conhecido Rodrigo Granda, na chegada da delegação das Farc ao Palácio de Convenções de Havana, onde acontece o diálogo de paz colombiano. Às 13h30 locais (15h30 de Brasília), haverá a leitura de um comunicado conjunto da mesa de negociação para, previsivelmente, divulgar esses resultados.

Os negociadores do governo colombiano e das Farc finalizarão hoje o nono ciclo dos diálogos de paz com a expectativa de anunciarem um acordo sobre o tema da terra, que é considerado a origem do longo e sangrento conflito armado no país sul-americano. Caso o acordo seja confirmado, o governo e a guerrilha podem avançar na agenda pactuada para este processo e passariam a tratar o ponto da participação das Farc na vida política da Colômbia assim que for alcançado um tratado de paz definitivo.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia