Istambul (Turquia) - Uma nova série de protestos antigovernamentais na Turquia deixou 17 feridos na cidade de Mersin, enquanto para esta segunda-feira se convocou uma concentração em Istambul para reivindicar a liberdade dos detidos durante a onda de manifestações que começou no final de maio.
Em Mersin, uma manifestação de cerca de 500 pessoas foi bloqueada pela Polícia , que tentou dispersar o grupo com canhões de água e gás lacrimogêneo, informou nesta segunda-feira emissora "CNNTürk". Os ativistas levantaram barricadas com as mesas e cadeiras de cafeterias próximas e a intervenção concluiu com 17 feridos, entre eles um policial e dois jornalistas, e dez detidos.

Horas antes tinha sido registrada uma tensão similar em Diyarbakir, ao sudeste do país, onde o partido pró-curdo Paz e Democracia tentou lançar no domingo uma campanha para exigir que o Executivo acelere as reformas legais prometidas no marco do processo de paz com a guerrilha curda. Para esta segunda-feira, a rede Solidariedade com Taksim convocou uma concentração na frente do Palácio de Justiça de Istambul, onde se exigirá a libertação dos detidos durante os protestos.
Sob o lema "Estamos aqui, assumimos toda a responsabilidade", os manifestantes se acusarão perante a Promotoria de ter participado dos protestos que começaram para defender o parque Gezi de Istambul e que se transformaram em um amplo movimento de rejeição às políticas autoritárias do Governo.