Por juliana.stefanelli

Johanesburgo (África do Sul) - O ex-presidente Nelson Mandela, que completa 95 anos nesta quinta-feira e continua internado em um hospital em Pretória, abriu os olhos e fez gestos, afirmou a ministra da Defesa da África do Sul, Nosiviwe Mapisa-Nqakula, após uma visita ao centro medico para lhe dar os parabéns.

"Ele abre os olhos e mexe com a cabeça como quem está querendo dizer: 'Estou aqui com você e lhe agradeço pelo que você está fazendo'", disse a ministra em frente ao Medi-Clinic Heart Hospital, onde está internado Mandela.

Nosiviwe, que foi ao hospital com um cartão de parabéns para o ex-presidente, agradeceu aos médicos pelos cuidados com Mandela. "Nunca soubemos se neste dia Madiba - como o ex-presidente é conhecido popularmente em seu país - estaria nos olhando, sorrindo e alerta", comentou a titular da Defesa, citada pela agência de notícias sul-africana "Sapa". "Queremos agradecer aos médicos - acrescentou -, pois devemos tudo a eles".

África do Sul faz festa para Prêmio Nobel da PazEFE

Perguntada se os médicos darão alta a Madiba, a ministra respondeu: "Cabe aos médicos dizer quando eles acham que ele (Mandela) estará pronto para ir para casa". O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, também visitou Mandela no hospital. O presidente cumprimentou várias pessoas, enquanto uma banda militar tocava o hino nacional para uma multidão que se aproximou do centro médico para desejar feliz aniversário a Mandela.

Zuma chegou ao hospital poucas horas depois de anunciar em comunicado que o antigo estadista está melhorando em "um ritmo constante". Até o momento, o último comunicado da Presidência, divulgado na semana anterior, afirmava que o estado de Mandela era "crítico, mas estável" e que ele respondia bem ao tratamento.

O chefe de Estado sul-africano não deu detalhes sobre a melhora nem falou sobre mudanças no estado de saúde do ex-presidente. Com centenas de eventos em todo o país, milhões de sul-africanos comemoram hoje o Dia Internacional de Nelson Mandela, que coincide com o 95º aniversário do ex-presidente e prêmio Nobel da Paz.

Você pode gostar