Jerusalém - O Ministério da Habitação de Israel informou neste domingo sobre o lançamento de licitação para a construção de 793 novos apartamentos em áreas da Cisjordânia, anexadas pelo país após a tomada do território e da parte oriental de Jerusalém na guerra de 1967. O anúncio ocorreu apenas três dias antes da retomada das negociações de paz com os palestinos em Jerusalém.
Também há lotes para a construção de mais 394 unidades vendidos em Ariel, Efrat, Maale Adumim e Betar, assentamentos em áreas que Israel afirmou pretender manter sob qualquer acordo de terra por paz. “Vamos continuar com a construção, em todos os lugares”, afirmou o ministro da Habitação israelense, Uri Ariel, no relançamento de um projeto habitacional no leste de Jerusalém.
Israel impulsionou os assentamentos desde a retomada das negociações intermediadas pelos Estados Unidos sobre um Estado palestino em 30 de julho, sinalizando a intenção de continuar a construir nos principais enclaves que deseja manter sob qualquer acordo de paz futuro.
Apesar de condenar a expansão dos assentamentos, os palestinos não chegaram a ameaçar abertamente abandonar as negociações, que deverão entrar em uma segunda rodada em Jerusalém depois de amanhã, após uma rodada em Washington.