Londres (Inglaterra) - Centenas de pessoas protestaram ontem em Londres contra uma lei russa antipropaganda gay, que atraiu a condenação internacional antes do início do Campeonato Mundial de Atletismo em Moscou. Reunidos na capital britânica, perto da residência do primeiro-ministro, David Cameron, e do Ministério das Relações Exteriores, os manifestantes pediram ao governo inglês que pressione a Rússia para revogar a lei.
Com cartazes, bandeiras de arco-íris e gritando palavras de ordem como “Amo a Rússia. Odeio a Homofobia”, os manifestantes pediam mudanças na política russa, que tem atraído críticas de líderes mundiais, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
Os críticos da legislação antipropaganda dizem que ela efetivamente proíbe todas as manifestações em prol dos direitos dos homossexuais e poderia ser usada para processar qualquer um que expresse apoio aos gays. A lei, bem como a proibição da adoção de crianças por casais do mesmo sexo, faz parte de um rumo mais conservador adotado no último ano pelo presidente Vladimir Putin sobre questões sociais.