Operadora de Fukushima lançou toneladas de água contaminada ao mar

Empresa justificou lançamento pelo receio de fortes chuvas provocadas pelo Tufão Man-yi

Por juliana.stefanelli

Tóquio (Japão) - A Tokyo Electric Power (Tepco) - empresa que administra a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão - informou nesta terça-feira ter lançado ao mar 1,13 mil toneladas de água radioativa próximo aos tanques de armazenamento.

Apesar dos baixos níveis de radioatividade, a operadora justificou o lançamento pelo receio de as fortes chuvas provocadas pelo Tufão Man-yi, que atingiu o país na segunda-feira, agravarem a acumulação de água contaminada na usina e provocar um vazamento descontrolado.

Trabalhadores na esina de FukushimaEFE

Na semana passada, a Tepco já havia confirmado ter identificado elevados níveis de radiação em um canal de escoamento da unidade ao mar. Os serviços de emergência do Japão continuam nesta terça-feira em operações de busca por cinco desaparecidos após a passagem do Tufão Man-yi. Os ventos fortes e as chuvas provocadas pelo tufão deixaram, pelo menos, três mortos.

As chuvas torrenciais sem precedentes e os ventos superiores a 160 quilômetros por hora gerados pela tempestade tropical atingiram com violência o Centro do país e obrigaram as autoridades a ordenar o deslocamento de quase 500 mil pessoas por receio de deslizamentos de terra e inundações.

A agência meteorológica japonesa decretou alerta nas principais zonas do Centro, apesar de ter mantido o alerta amarelo e vermelho em zonas do Norte, devido ao risco de inundações e ventos fortes.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia