Berlim - A chanceler alemã e líder democrata-cristão, Angela Merkel, venceu as eleições gerais realizadas neste domingo em seu país com 42,5% dos votos, enquanto o Partido Social-Democrata (SPD) obteve 26,5%, segundo pesquisa realizada pela televisão pública "ZDF".
O Partido Liberal, aliado da coalizão de Merkel, obteve de acordo com a projeção 4,5% dos votos, o que deixaria a legenda fora da composição do próximo Parlamento (Bundestag). Os eurocéticos do partido Alternativa pela Alemanha (AfD) ficaria com 4,8%, próximo do mínimo de 5% necessário para ingressar no Parlamento. O resultado apontado pela pesquisa seria um desastre para os liberais, partido histórico que integrou 17 dos 22 Governos federais da história alemã.
Por outro lado, os eurocéticos, mesmo se ficarem de fora conseguiriam um bom resultado para um partido fundado há apenas sete meses e descartado pelo restante das forças para compor uma coalizão. Os Verdes ficariam com 8% dos votos, enquanto a terceira formação do bloco opositor, A Esquerda, obteria 8,5%. Os Piratas ficariam com 2,5%, muito abaixo do mínimo exigido para entrar no Parlamento.