Rio - Os suplementos alimentares estão se renovando para atrair o cada vez mais diversificado público das academias: acaba de chegar ao mercado um sorvete para ‘malhadores’. A proteína do soro do leite — suplemento em pó que há muito tempo faz sucesso por estimular o crescimento muscular, mas que não é nada agradável ao paladar — ganhou a forma da sobremesa cremosa para tentar aliar sabor aos benefícios de uma dieta balanceada.
O recém-lançado Time4 Ice Whey Cream também é rico em fibras e não leva açúcar ou gordura na composição.
Mas o consumo não é indicado para sedentários. “A quantidade de proteína que o produto tem é recomendada para quem faz exercícios. Do contrário, pode causar problemas nos rins e no fígado”, alerta o nutricionista José Aroldo Filho. O novo sorvete também não é recomendado para intolerantes à lactose.
Um pote com 170 gramas tem 162 calorias, aproximadamente metade da quantidade encontrada na mesma porção de um sorvete comum. A embalagem contém ainda 20 gramas de proteínas e 14 gramas de fibras, mesma quantidade que costuma ser encontrada em doses do suplemento em pó.
Sobremesa na dieta
“Ele pode substituir o suplemento alimentar se for consumido após o treino na academia”, explica a farmacêutica Giselle Sell, que desenvolveu o produto. Ela conta ter tido a ideia de criar o sorvete ao perceber que não havia doces que pudessem ser consumidos sem prejudicar a rotina de exercícios. “Moldei para ser saudável e nutritivo, porque doce é a primeira coisa que cortamos quando entramos em dieta”, explica.
De acordo com a farmacêutica, a fórmula tem pouco da composição tradicional do sorvete, como o alto teor de gordura hidrogenada. “Usamos apenas a nomenclatura”, resume. Por ter menos sacarose, também pode ser consumido por diabéticos.