Argentina - Ao menos 80 pessoas ficaram feridas em um acidente de trem em Buenos Aires na manhã deste sábado. Câmeras de segurança registraram o momento em que um trem se choca contra a barreira de contenção na Estação Once, uma das mais movimentadas do país.
Julio Benítez, condutor do trem que descarrilou está em condições de receber alta e pode prestar depoimento nesta segunda, segundo informações do Hospital Dupuytren, onde está internado. "O Sr. Julio Cesar Benítez foi admitido com contusões múltiplas neste domingo e encontra-se lúcido, sem febre”, informou o relatório médico. Foram feitas tomografia e ressonância magnética e os resultados foram considerados normais.
O juiz federal responsável pelo caso, Ariel Lijo, ordenou que as imagens das câmeras de segurança da Estação Once e de três estações anteriores sejam disponibilizadas para investigação. Os vídeos serão analisados para ajudar os peritos na análise das causas do acidente.
O descarrilamento deste sábado ocorreu no mesmo local onde foi registrado o terceiro pior acidente da Argentina: em fevereiro de 2012, um trem entrou em alta velocidade na estação e bateu no para-choque da plataforma, matando 55 pessoas e ferindo mais de 700.
A tragédia do ano passado reabriu o debate sobre as privatizações do sistema ferroviário, feitas na década de 1990 pelo então presidente Carlos Menem.
Em junho passado, o governo rescindiu contratos de concessão de ferrovias administradas por duas empresas privadas de transporte de carga, entre elas, a brasileira América Latina Logística (ALL).