Hollande tem a menor aprovação para um presidente francês em 32 anos

Nicolas Sarkozy teve aprovação de 30% da população francesa

Por julia.amin

Paris - O presidente francês, François Hollande, tem a menor aprovação popular na história, com apenas 26% de simpatizantes, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

A pesquisa do instituto BVA indica que nos últimos 32 anos nenhum presidente tinha recebido menos de 30% de apoio, marca alcançada por Nicolas Sarkozy e que tinham se aproximado antes François Mitterrand e Jacques Chirac.

Em outubro, a pesquisa aponta que 73% dos entrevistados disse ter uma opinião ruim de Hollande, o que "pulveriza o recorde histórico de impopularidade para um presidente da República", segundo o instituto. Hollande não tem avaliações positivas entre nenhuma das categorias da população francesa, nem entre os que votaram nele no segundo turno das eleições presidenciais de 2012, quando tinha metade de rejeição.

Entre os verdes há 54% de avaliações negativas sobre o presidente, enquanto entre os eleitores mais à esquerda do Partido Socialista, de Hollande, sobem até 66%. Dos simpatizantes da direita, 97% têm uma percepção ruim da gestão de Hollande e, entre eles, 77% considera seu governo "muito ruim".

Segundo o instituto BVA, é um nível "que nenhum presidente tinha alcançado, nem sequer Nicolas Sarkozy, detestado pelos simpatizantes da esquerda".

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia