Por tamyres.matos

França - Quatro franceses que passaram três anos como reféns da Al Qaeda no Níger foram libertados após negociações secretas com autoridades do país do noroeste africano.

Pierre Legrand, Daniel Larribe, Thierry Dol e Marc Feret foram capturados em setembro de 2010 pela Al Qaeda do Magreb Islâmico, quando trabalhavam no Níger para o grupo nuclear francês Areva e para uma subsidiária da construtora Vinci.

As condições para a libertação dos reféns não ficaram claras. O chanceler francês, Laurent Fabius - que foi a Niamey buscar os reféns - negou em entrevista à TV do seu país que o governo tenha oferecido um resgate.

Uma fonte regional próxima às negociações disse que as negociações foram conduzidas no último ano por Mohamed Akotey, ex-ministro nigerino e ex-presidente do conselho da Imouraren, nova mina que a Areva está construindo no norte do Níger.

O semanário regional Jeune Afrique disse, citando fontes do Níger, que Atokey e o chefe dos serviços de inteligência do país africano viajaram de helicóptero na terça-feira para o norte do Mali após receberem sinal verde dos sequestradores.

Você pode gostar