Austrália - O biólogo brasileiro Lúcio Stein Rodrigues, de 34 anos, teve morte cerebral após uma briga em Sydney, na Austrália, na tarde deste sábado, segundo informações da família do homem. Lúcio foi agredido ao tentar ajudar um amigo que apanhava dentro de um supermercado.
De acordo com o primo de Lúcio, Bruno Pagotto Piovesani, o médico afirmou que irá realizar novos exames na noite desta segunda-feira para confirmar os resultados e ver se ele pode apresentar reações. Nos primeiros, foram constatados sintomas de morte encefálica.
A família disse estar sendo apoiada pelo consulado brasileiro e que está buscando recursos para enviar alguém para a Austrália. Eles teriam sido informados do ocorrido por um órgão australiano e em seguida, pelo hospital.
Amigos de Lúcio contaram que ele teria ido ao supermercado com um amigo, avistou um colega sendo agredido e tentou conter os agressores.
De acordo com o Itamaraty, o brasileiro teria batido a cabeça num parquímetro - dispositivo eletro-mecânico usado para controle de estacionamento - durante a briga e sofrido traumatismo craniano. A polícia local está em contato direto com o consulado brasileiro e investigando o caso.
O consulado brasileiro disponibilizou um funcionário, que está no hospital com a família, acompanhando de perto o caso do rapaz.
O hospital deve voltar a se pronunciar por volta da 0h do Brasil, 12h na Austrália.
Lúcio Stein Rodrigues é ex-diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Capivari, em São Paulo.