Por joyce.caetano

Nova York - A primeira torre de escritórios a funcionar no chamado Marco Zero de Nova York desde os atentados de 11 de setembro de 2001 foi inaugurada oficialmente nesta quarta-feira, representando um marco para a recuperação dessa área do Baixo Manhattan.

O edifício 4 World Trade Center, todo revestido de vidro, é o menor dos quatro prédios principais que estão sendo construídos no terreno onde 2.700 pessoas morreram no ataque de 2001, cometido por militantes que atiraram aviões comerciais sequestrados contra as torres gêmeas do antigo World Trade Center.

Essa primeira torre tem 298 metros de altura, e é uma versão mais baixa e mais simples do edifício One World Trade Center, que só será concluído no começo de 2014.

"Não é só um prédio. É um símbolo do nosso renascimento. Ele fala à nossa promessa de nunca esquecer", disse Scott Stringer, presidente do "borough" (distrito) de Manhattan, ao cortar a fita inaugural diante de autoridades, amigos, operários envolvidos na construção e turistas que tiravam fotos.

O arquiteto japonês Fumihiko Maki disse que buscou fazer um prédio que tivesse "um forte efeito escultórico, mas com uma presença discreta" e uma "ambientação de calma e dignidade".

Seus 72 andares estão vazios por enquanto, mas dois órgãos públicos - a Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey, dona do terreno, e a prefeitura de Nova York - já assinaram contratos para arrendar metade do espaço.

Você pode gostar