Por julia.sorella
Bagdá - Pelo menos 17 pessoas morreram nesta quinta-feira e 35 ficaram feridas em um atentado suicida contra peregrinos xiitas na zona de Al-Daura, no sul de Bagdá, informaram à
Agência Efe fontes policiais iraquianas.
As fontes, que a princípio falaram de 12 mortos, não descartaram que aumente o número definitivo de vítimas devido à gravidade de muitos dos feridos.
Publicidade
O suicida detonou o cinto de explosivos que usava encostado ao corpo no meio dos fiéis xiitas, alvo nos últimos dias de vários atentados. As vítimas se dirigiam a pé à cidade santa de Karbala, a 110 quilômetros ao sul da capital iraquiana, para comemorar os 40 dias que seguem o aniversário do martírio do imã Hussein, neto do profeta Maomé e muito venerado pelos xiitas.
Na terça-feira, pelo menos nove peregrinos xiitas morreram em vários ataques, enquanto na segunda-feira faleceram outros nove em um ataque armado na cidade de Mossul, no norte do país.
Publicidade
O Iraque sofre um aumento da violência sectária e dos atentados terroristas, que causaram durante o mês de novembro a morte de 948 pessoas, a maioria delas civis, segundo números do Governo.