Por thiago.antunes
Holanda - ‘Se não pode vencê-los, junte-se a eles’, diz a sabedoria popular. O ditado parece ter chegado aos ouvidos do governo da Holanda, que resolveu financiar, junto com a iniciativa privada, a distribuição de cerveja como recompensa a alcoólatras que retiram lixo das ruas da capital, Amsterdã. O projeto é da empresa Rainbow, parcialmente financiada pelo governo do país.

Coordenadora da ação, Janet van de Noord afirma que, além de melhorar a infraestrutura urbana, a prática serve para combater os impactos do alcoolismo na sociedade. “É muito difícil tirar essas pessoas do álcool completamente. Isso é a única coisa que funciona”, garante ela, que não divulgou a quantia gasta pelo governo com o fornecimento da cerveja. “Se as pessoas estão sendo presas, isso também custa dinheiro à sociedade. Então esse projeto só pode ser uma coisa boa”, sugere a especialista.

Muitos admitem que se uniram ao projeto para beber de graça%2C mas depois dizem que a autoestima cresceu Reprodução

Identificado apenas como Rene, morador de rua de 52 anos admite que o álcool o tirou do convívio de sua ex-mulher e dos quatro filhos. Mas hoje, mesmo trabalhando para continuar a beber de graça, ele declara: ‘Não me sinto mais um lixo’.

Ele e outros 19 colegas de chegam às 9h e catam lixo até às 15h. O grupo faz pausas para tomar cerveja, fumar e almoçar. Tudo de graça. Os alcoólatras se reúnem num salão comunitário, administrado pela Rainbow, que também presta assistência a viciados em drogas. Desde que o programa de limpeza por alcoólatras começou, a polícia diz ter recebido menos queixas de ocorrências de esfaqueamentos e roubos na cidade.
Publicidade