Por fernanda.magalhaes
Reino Unido - Uma mulher britânica iniciou nesta quarta-feira um processo legal perante o Tribunal Superior de Londres para coletar e armazenar o esperma de seu companheiro, hospitalizado em estado vegetativo, após a recusa da Autoridade de Fertilização Humana Britânica.
A mulher, que não teve sua identidade revelada por razões legais, mantém uma longa relação com seu companheiro, e recentemente ele tinha feito um pedido de casamento e falaram em ter filhos, segundo os advogados.
Publicidade
Mas em dezembro, o companheiro da litigante sofreu quatro ataques cardíacos e, desde então, permanece internado em um hospital em estado vegetativo. Os médicos alertaram a família de que ele corre risco de morte.
A Autoridade de Fertilização Humana do Reino Unido (HFEA, sigla em inglês) afastou a opção de armazenar esperma do hospitalizado se apoiando na lei britânica de Fertilização e Embriologia Humana (1990), que exige o consentimento do companheiro.
Publicidade
A HFEA alega também que o hospital onde o paciente permanece internado não tem licença para conservar sêmen.
"É evidente que há um interesse público por resolver este caso de uma vez por todas. Ela quer obter uma decisão que ambos desejam", declarou aos meios de comunicação britânicos o advogado da litigante, Richard Alomo, que acusou a HFEA de não ter o poder para resolver este "caso excepcional".
Publicidade
O advogado da litigante também assegurou que este caso é "potencialmente importante" e alertou que o julgamento deve ser realizado o mais rápido possível, já que "existe o risco de que o afetado possa morrer antes de ser emitida a decisão judicial".
Fontes judiciais asseguraram que a causa começará a ser analisada no Tribunal Superior em fevereiro e se prevê que o julgamento tenha uma duração de dois dias.
Publicidade