Por julia.sorella
Rio - A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No período de chuvas ocorre o maior número de casos da doença. Fique atento aos focos do mosquito. O Ministério da Saúde alerta que, no aparecimento de febre alta, dores de cabeça, dores pelo corpo e atrás dos olhos, a recomendação é beber bastante líquido e procurar uma unidade de saúde imediatamente.
Os pacientes com suspeita de dengue devem ficar atentos ao aparecimento de dores fortes na barriga, vômitos persistentes, tonteira, sede excessiva ou boca seca. Esses sintomas podem indicar a forma grave da doença. Ao notar algum desses sinais, a recomendação é procurar ou retornar a uma unidade de saúde o quanto antes.
Publicidade
O tratamento da doença deve ser feito sob orientação médica, mas o Ministério da Saúde recomenda bastante reidratação oral logo no aparecimento dos primeiros sintomas. Soro caseiro, água e sucos são indicados antes mesmo da primeira consulta médica. A dengue não tem uma medicação específica. O consumo de líquidos pode evitar complicações causadas pela doença, mas evite a ingestão de refrigerantes e qualquer bebida escura.  
Após a avaliação médica o paciente com suspeita de dengue deve evitar se cansar, mantendo repouso, além de continuar ingerindo bastante líquidos e fazer uso dos medicamentos prescritos por especialistas. Evite a automedicação.