Produtos têm proteínas e carboidratos em quantidades diferentes do rótulo
Por tamyres.matos
Rio - Alerta para os adeptos de suplementação alimentar: os produtos podem conter quantidades de carboidrato e proteína diferentes do indicado no rótulo. Levantamento da Associação de Consumidores Proteste revelou que 14 das 20 marcas analisadas estavam fora dos parâmetros. Em alguns casos a diferença encontrada chegava a quase 850%.
Foram avaliados apenas suplementos do tipo whey protein, feitos com soro de leite. A maioria deles apontava um valor nutricional no rótulo diferente do que foi verificado na pesquisa, contrariando os termos da lei.
Dos 20 analisados, o Four Whey Protein teve a maior disparidade, contendo 844% mais carboidrato e 34% menos proteína do que mostrava a tabela. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) admite diferença de até 20% — para mais ou para menos — em relação à quantidade indicada nas embalagens e os nutrientes presentes na composição do produto.
Publicidade
Segundo a nutricionista e técnica da Proteste Manuela Dias, as informações equivocadas podem prejudicar o balanceamento da dieta do consumidor. “Os consumidores dos suplementos sob supervisão de especialistas possuem uma quantidade predeterminada para ingestão desses nutrientes”, explica.
O excesso de carboidratos pode aumentar peso; o de proteínas, causar problemas graves. “Se a ingestão não for acompanhada de práticas físicas, pode sobrecarregar fígado e rins”, diz.
Publicidade
O whey protein é o favorito de praticantes de exercício físico, segundo Manuela. Apesar de ser indicado por profissionais de saúde, a dispensa de prescrição para a compra estimula o consumo. Apenas cinco produtos tiveram bons resultados: Top Whey 3W, 100% Pure Whey, Isofusion, Whey Protein Isolate e o 100% Whey Fuel.
Empresas questionam teste
Publicidade
As fabricantes responsáveis pelo 100% Whey Protein; Extreme Whey Protein; 3W/ Triple Matrix Whey NO e pelo Iso Whey V3 Age alegaram que os produtos estão de acordo com as normas da vigilância sanitária. As demais empresas foram procuradas, mas não emitiram posicionamento.