Por tamyres.matos

Rio - Volta às aulas, calor e contato com dezenas de outras crianças. O cenário é perfeito para um problema que aumenta nesta época do ano: piolho. Mas não há motivo para pânico. O tradicional pente fino é a principal arma contra o inseto. E atenção: o uso de produtos sem prescrição profissional pode levar à morte.

Biólogo do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz, Júlio Vianna Barbosa explica que o calor do verão reduz o tempo de eclosão das lêndeas (ovo do inseto) de uma semana para três dias. “Isso gera mais piolhos. Uma fêmea coloca até três ovos por vez e pode fazer isso dez vezes por dia”, calcula.

Catar os piolhos e passar pente fino no cabelo%3A soluções tradicionaisAgência O Dia

Barbosa explica que o bichinho não voa, nem pula, por isso a transmissão acontece com o compartilhamento de objetos pessoais (escova, boné, prendedor de cabelo) e com o contato direto da cabeça com piolhos. As coceiras começam na região da nuca e atrás da orelha.
Segundo o biólogo, os cabelos mais longos e o hábito de prendê-los ainda molhados tornam as meninas mais suscetíveis ao problema. A boa notícia é que, com o início do ciclo menstrual, o sangue torna-se menos ‘atraente’ ao inseto, cuja presença diminui. O especialista alerta, porém, que adultos também podem ter o mal. “Há casos em que os filhos passam piolho para os pais. É preciso atenção.”

Além de não compartilhar objetos, Júlio recomenda cortar o cabelo da criança e usar, diariamente, o pente fino para retirada dos piolhos. Ele alerta que produtos vendidos para combater o problema só devem ser usados em caso de prescrição de um profissional. “São muito tóxicos, podem provocar alergia e levar à morte.”

Já está disponível um pente fino de aço que retira até as lêndeas. Caso a criança não se adapte a esse tipo de pente, a dica é preparar uma mistura de água com vinagre — com a mesma proporção dos dois líquidos — e passar com um algodão nos fios. “O vinagre tem uma substância que retira a ‘cola’ da lêndea, facilitando a remoção dela”, explica. “Pente fino e remoção da lêndea são suficientes para eliminar totalmente os piolhos.”

PIOLHO

É um pequeno inseto que parasita o homem e provoca uma doença chamada pediculose.</MC>

OVOS

A fêmea produz, em média, de 150 a 300 ovos ao longo da vida. A temperatura elevada é um fator importante para a proliferação dos piolhos.

HÁBITOS

Piolhos alimentam-se exclusivamente de sangue, preferem ambientes quentes, escuros e úmidos, e depositam seus ovos nos fios de cabelo.

LIMPEZA

A falta de higiene não está relacionada à proliferação de piolhos. Pelo contrário. O inseto prefere cabelos limpos.

ELIMINAÇÃO

Não se deve matar o piolho com as unhas. Após a retirada com o pente fino, o inseto deve ser posto em uma solução de água e vinagre em igual proporção.

ANEMIA

Se os insetos não forem combatidos, podem provocar anemia nas crianças pela perda de sangue.

Você pode gostar