Náufrago de El Salvador deixa as Ilhas Marshall

Antes de embarcar o pescador agradeceu ao presidente do país pelo apoio que recebeu desde que chegou

Por tamara.coimbra

Sydney - O náufrago salvadorenho, José Salvador Alvarenga, deixou as Ilhas Marshall nesta segunda-feiraem um avião com destino a Honolulu, no Havaí, na primeira etapa da viagem de retorno a seu país natal. Antes de embarcar o pescador agradeceu ao presidente do país, Christopher Loeak, pelo apoio que recebeu desde que chegou à costa.

Alvarenga chegará ao Havaí na manhã de terça-feira, e viajará em seguida a El Salvador para encontrar a família. O pescador teria saído do México no final de 2012 em uma expedição para pescar tubarões em águas de El Salvador junto de um companheiro que, segundo a versão do sobrevivente, morreu meses depois em alto-mar.

Eles partiram em uma embarcação de sete metros para uma viagem que se torceu por culpa de uma tempestade que os afastou do litoral e os deixou à deriva no Pacífico. Em 30 de janeiro de 2014, o barco reapareceu em um recife perto de Ebon, um remoto atol das Ilhas Marshall, onde os aldeões encontraram Alvarenga, mas tiveram dificuldades para se comunicar com ele porque só falava espanhol.

Alvarenga disse ter sobrevivido a tantos meses em alto-mar bebendo o sangue de tartarugas quando faltava água da chuva e comendo aves e peixes que caçava com as mãos.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia