Por adriano.araujo

Rio - O lugar da casa onde ‘nascem’ deliciosas refeições é o mais sujo da casa. Estudo da NSF International, organização de saúde e segurança, revelou que a cozinha concentra quantidade de germes superior até à encontrada em banheiros. A pesquisa analisou 30 itens de uso diário de 22 famílias voluntárias. Celulares, a tampa do vaso sanitário e até a vasilha do animal de estimação ficaram para trás quanto à contaminação por coliformes fecais.

A esponja é a maior vilã da higiene. Cerca de 75% das que foram analisadas estavam contaminadas, contra apenas 5% dos assentos de privada. Segundo a coordenadora do setor de Infectologia do Hospital São Francisco da Providência de Deus, Danielle Borghi, a cozinha reúne características bastante favoráveis aos germes: o calor do fogo, água e alimentos.

Danielle explica que a esponja é uma reprodução em pequena escala do que acontece na cozinha. “A água e todos os restos de comida retirados de pratos e talheres dão aos germes um ambiente perfeito”, diz. Pela esponja, as bactérias retornam aos utensílios que usamos para comer. “Se forem ingeridas, podem causar desde diarreias simples até as mais graves, que levam à desidratação”, alerta.

A especialista esclarece ainda que a estrutura porosa, absorvente e de difícil secagem da esponja é propícia para a retenção da sujeira. Entre as pias, 45% deram positivo para coliformes fecais.

Clique na imagem e saiba mais sobre os locais onde mais acumulam sujeiraArte O Dia

Os técnicos da NSF também verificaram níveis de bolor (fungos). O maior veículo é o pano de pia. Alimentos ainda não higienizados, sacolas plásticas e garrafas vindas sujas do mercado se juntam à umidade da pia, e fazem do pano morada para fungos.

Os microorganismos, em contato com mãos, podem causar a doença ‘mãos de lavadeira’, que provoca feridas entre os dedos. Os reservatórios de água da cafeteira também viram sede dos fungos, por permanecerem úmidos após o uso. A pesquisa apontou que 50% estavam contaminados.

DICAS PARA HIGIENIZAR O LOCAL

Confira dicas de Rosana Arnaud, diretora do Grupo Inquisa, de produtos de limpeza.

ESPONJA

Troque a cada 10 dias. Desinfete-a ao fim de cada dia, deixando-a imersa por cinco minutos em solução de 1/2 colher de água sanitária para 250 ml de água. Esprema todo o líquido e coloque-a por um minuto no microondas.

PIA

Na limpeza semanal, aplique desinfetante com ação germicida e bactericida.

RALO DA PIA

Deve ser tratado diariamente. Use 1 colher de sopa de água sanitária mais 1 litro de água.

LIXEIRA DE PIA

Não deve ser usada.

CAFETEIRA

O reservatório de água deve escorrer virado de cabeça para baixo, e depois, ser seco com papel.

MADEIRA

Use todo dia escova para limpar as fissuras de utensílios deste material, e seque no forno por 10 minutos. Uma vez por semana, misture 1 litro de água com 1 colher de água sanitária, e deixe de molho por 20 minutos. Depois, lave com água e detergente.

Você pode gostar