Por clarissa.sardenberg

Estados Unidos - A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) previu nesta quinta-feira 50% de possibilidades que neste ano aconteça o fenômeno de "El Niño", uma corrente de águas quentes no Pacífico que altera o clima de grandes áreas do planeta.

Segundo um boletim divulgado hoje pela NOAA, foi detectado um aumento da temperatura do mar no centro do oceano Pacífico e vários "modelos dinâmicos" de previsão antecipam que nos próximos meses "El Niño" poderia desenvolver-se.

"El Niño" é uma corrente de água quente que percorre o Pacífico americano e costuma provocar, segundo os especialistas, uma temporada de maior instabilidade meteorológica, com chuvas mais intensas na América do Sul e um menor número de furacões no Atlântico.

Inverno foi rigoroso nos EUA, com fortes nevascas, e o verão deve ter alta temperatura por conta do 'El Niño'Efe

"A previsão em consenso é que há 50% de probabilidade aproximadamente de desenvolvimento de 'El Niño' durante o verão (junho-setembro) ou outono (setembro-dezembro)", diz o comunicado do centro meteorológico com sede em Miami.

O aumento das temperaturas nas águas do oceano Pacífico provoca um aquecimento da atmosfera e, como consequência disso, a formação de tempestades e instabilidade meteorológica, segundo os especialistas. "El Niño" também costuma produzir um menor número de furacões no Atlântico, embora a temporada de 2013 já tenha sido estranhamente baixa, com apenas dois furacões de categoria menor.

Esta baixa incidência no número de furacões no 2013 suscitou o interesse dos meteorologistas, que em novembro passado qualificaram este fato como um "enigma" e se perguntaram se isso antecipava "o final de um ciclo de furacões intensos".

O nome "El Niño" foi cunhado há um século pelos pescadores peruanos do porto nortista de Paita, que observaram que aparecia na época do Natal, motivo pelo qual a chamaram de corrente do "Niño Cristo" ("Menino Jesus").

Você pode gostar