Por joyce.caetano

Ancara - A chefe de política externa da União Europeia, Catherine Ashton, disse neste domingo que será "difícil e desafiador" chegar a um acordo nuclear de longo prazo com o Irã, enquanto intensifica a diplomacia antes das negociações entre Teerã e as potências mundiais em 18 de março.

Catherine chegou a Teerã no sábado para uma visita de dois dias --a primeira de um chefe de política externa da UE desde 2008-- anunciando que abordará uma série de questões, incluindo as relações bilaterais e os conflitos regionais.

Um acordo nuclear duradouro com o Irã ajudaria a por fim a anos de hostilidade entre o Irã e o Ocidente, reduzindo o perigo de uma nova guerra no Oriente Médio, e abriria muitas possibilidades para as empresas ocidentais.

"O acordo provisório é realmente importante, mas não tanto como um acordo nuclear abrangente... o que é difícil e desafiador", disse ela durante uma conferência de imprensa conjunta com o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, transmitido pela televisão estatal.

O Irã e seis potências mundiais, representadas por Ashton, chegaram a um acordo em 24 de novembro que levou Teerã a reduzir algumas atividades nucleares por seis meses, em troca de um alívio limitado às sanções, dando-lhes tempo para chegar a um acordo de longo prazo.

O pacto, que terminou uma década de disputas sobre as atividades nucleares de Teerã, entrou em vigor em 20 de janeiro.

Você pode gostar