Por clarissa.sardenberg

Polônia - Um cidadão polonês, de 41 anos, iniciou nesta semana uma corrida de mais de 2 mil quilômetros que o levará até o Vaticano, onde espera chegar no próximo 27 de abril para acompanhar o processo de canonização de Karol Wojtyla, o papa João Paulo II. "Quero que esta viagem seja um verdadeiro testemunho de fé", explicou nesta quarta-feira Piotr Kurylo, que ressaltou que seu esforço "é a melhor forma de prestar tributo a um grande homem".

O corredor, que começou sua aventura a partir da cidade de Augustow, espera completar cerca de 70 quilômetros por dia em sua corrida à Cidade Santa, um percurso que deverá passar por países como Eslováquia, Áustria e Itália. "É um desafio, mas tenho a vontade de lutar e de vencer a distância", assegurou Kurylo, quem acredita que "querer é poder" e espera que sua ação sirva para demonstrar que todas as pessoas podem se superar.

"Quando escutei que o papa ia a ser canonizado soube que devia correr ao Vaticano", apontou Kurylo pouco antes de dar início a uma nova etapa, na qual, assim como nas anteriores, disse que rezaria "pela paz, especialmente na Ucrânia". O aventureiro polonês, que leva um carrinho carregado com mantimentos, não conta com nenhum outro tipo de assistência além do carinho dos habitantes dos locais por onde passa. Esta também não é a primeira vez que Kurylo embarca em uma aventura deste tipo, tendo em vista que o mesmo já percorreu meio mundo em corridas por outras causas.

A canonização de João Paulo II está prevista para ocorrer no próximo dia 27 de abril, quando o papa polonês se transformará - junto a Juan XXII e Pio X - em um dos três pontífices proclamados santos nos últimos 100 anos. Eventos serão realizados em toda a Polônia para celebrar a canonização do homem que teve um dos papados mais longos da Igreja Católica, de 1978 e 2005.

Você pode gostar