Por thiago.antunes

Rio - Comer melancia pode ajudar a controlar a pressão arterial, segundo pesquisa da Universidade Estadual da Flórida, nos EUA. A fruta contém propriedades que ajudam na circulação sanguínea, o que auxilia no tratamento de pacientes hipertensos.

A pesquisa foi publicada no periódico ‘American Journal of Hypertension’ e durou 12 semanas. Treze homens e mulheres de meia-idade, que sofriam de pressão alta e eram obesos, pararam de tomar os remédios e não modificaram a dieta. Os cientistas dividiram os voluntários em dois grupos. Um tomou extrato de melancia e o outro, placebos, durante seis semanas. Depois, inverteram. Os resultados mostraram que o extrato teve um impacto positivo na pressão arterial.

A fruta deve ser ingerida pela manhã%2C por não ter fácil digestãoReprodução

De acordo com Marcos Benchimol, cardiologista e professor da Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (Unirio), a fruta é benéfica porque atua nos vasos. Segundo ele, a melancia possui citrulina e argilina, substâncias que aumentam a oferta de óxido nítrico. “O óxido nítrico ajuda a dilatação das veias, o que diminui a pressão arterial”, explica.

A nutricionista Thaianna Velasco, da Clínica Helena Costa, indica a fruta no café da manhã. “Ela não é de fácil digestão, não é bom comer antes de dormir. Mas é excelente porque além de ajudar na circulação, é diurética e rica em potássio”.

Você pode gostar