Por julia.sorella

O escritor colombiano Gabriel García Márquez, ganhador do Nobel de Literatura em 1982, morreu nesta quinta-feira, aos 87 anos. A morte de Gabo, como era conhecido, repercute nas redes sociais entre políticos e celebridades. 

Gabriel Garcia MárquezReuters

Shakira, cantora: "Querido Gabo, uma vez você disse que a vida não é a que se viveu, mas sim a que se recorda e de como se recorda para contá-la... sua vida, querido Gabo, recordaremos como um presente único e que não se repetirá, e como o mais original de todos os contos. É difícil se despedir de você, já que você nos deu tanto! Você ficará para sempre comigo e com todos que gostamos e admiramos você. Shak."

Enrique Peña Nieto, presidente do México: "Em nome do México, expresso meu pesar pelo falecimento de um dos maiores escritores de nosso tempo: Gabriel García Márquez. Com sua obra, García Márquez tornou universal o realismo mágico latinoamericano, marcando a cultura de nosso tempo. Nascido na Colômbia, por décadas fez do México o seu lugar, enriquecendo nossa vida nacional. Descanse em paz".

Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia: "Mil anos de solidão e tristeza pela morte do maior colombiano de todos os tempos! Solidariedade e condolências a Gabo e sua família."

Rodrigo Franklin, professor doutor em literatura, ao iG: "Além de gênio da literatura, ele foi embaixador da América Latina, porque sempre se manteve comprometido com as questões políticas locais, abordando contradições familiares, violência, ditaduras e temas do coração da América Latina.

Monica Waldvogel, jornalista: "O livro mais triste de Gabriel Garcia Marquez é Ninguém escreve ao coronel. E o mais lírico é O Amor nos Tempos do Cólera. #Melancólica"

Marcelo Tas, apresentador: Obrigado, Gabriel García Márquez #100anosDeSolidão

Oscar Filho, humorista: "Gabriel Garcia se foi... Uma pena. Cem Anos de Solidão é o melhor livro que eu li. Chorei copiosamente no final."

Christine Fernandes, atriz: "Pra quem não conhecia, por favor, não morram sem antes ler "Cem Anos de Solidão" ao menos. Recomendo com todas as forças! #ripgabo"

Leilane Neubarth, jornalista: Dói a morte de #GarciaMarquez o homem que deu vida ao realismo fantástico. 

Joca Reiners Terron - poeta:  "Com a morte de Gabo se vai um grande. É um dia t?o triste que deveríamos passar o dia todo no cinema, mas n?o assistindo às péssimas adaptaç?es que fizeram dos livros dele, e sim outros filmes que nos fizessem sonhar como Aureliano Buendía diante do pelot?o de fuzilamento".

Fernanda Young: "Li 'Cem Anos de Solidão' quando tinha 16 anos. Aos 17 escrevi meu primeiro romance: 'Desire, Uma Boa Potranca', inspirado em García Marquez. O meu romance é muito ruim. Não foi publicado. Conclusão: influência de GGM não é possível. Ele é tão absolutamente incomum que é melhor nem tentar copiar - mesmo que seja uma reverência. Um escritor não morre."

Você pode gostar