Por thiago.antunes

Rio - Homens com suspeita de infertilidade poderão ganhar uma alternativa aos exames em clínicas especializadas, considerados constrangedores por muitos pacientes. Cientistas americanos desenvolveram um kit portátil capaz de avaliar a qualidade do esperma sem sair de casa.

O resultado do ‘espermograma doméstico’ é revelado em poucos minutos. A invenção dos pesquisadores Greg Sommer e Ulrich Schaff estará no mercado a partir de 2015. Segundo eles, um em cada cinco homens tem baixa contagem de esperma, o que pode prejudicar a concepção. “É um diagnóstico portátil, fácil de usar, com a precisão de um teste de laboratório clínico”, diz Sommer.

Os cientistas estão desenvolvendo ainda um aplicativo de celular para que os homens possam levar os resultados ao médico. Paulo Gallo, diretor-médico do Vida – Centro de Fertilidade da Rede D’Or, acredita que o kit deverá avaliar volume da ejaculação, além de qualidade e quantidade de espermatozoides por mililitro. “O kit vai ajudar homens que suspeitam da infertilidade, mas têm vergonha de ir à clínica fazer o espermograma”.

Você pode gostar