Rio - O líder do grupo islamita Boko Haram, Abubakar Shekau, disse nesta segunda-feira que pretende trocar as estudantes sequestradas por sua organização por militantes que estão presos, de acordo com um vídeo visto pela Agência France Presse.
A agência francesa informou que o vídeo de 17 minutos mostrava cerca de 100 garotas cobertas inteiramente por um véu e rezando em um local não revelado. De acordo com a agência, nas imagens, as jovens tem um ar abatido e resignado.
Ainda no vídeo, o líder do grupo diz que as moças se converteram ao islamismo."Essas moças com que tanto se preocupam, de fato já as libertamos [...] e sabem como as libertamos? Essas jovens tornaram-se muçulmanas", afirma. "Só vamos libertá-las depois de soltarem os nossos irmãos." Em outro momento, Abubakar Shekau afirma, porém, que a troca que propõe só inclui as jovens "que não se converteram ao Islão".
Entenda o caso
Um grupo de 276 estudantes nigerianas foi sequestrado em 14 de abril no nordeste da Nigéria. Das 276 jovens, 223 continuam dadas como desaparecidas. O grupo terrorista islâmico Boko Haram assumiu a autoria dos sequestros e divulgou que as vítimas seriam 'vendidas' para homens interessados em se casar com elas. O caso, que já dura quase um mês, já causou comoção em diversos países que se mobilizam para solucioná-lo.