Rio - Um barco lotado de imigrantes afundou nesta segunda-feira no Mar Mediterrâneo e deixou ao menos 14 mortos, de acordo com a Marinha italiana, que ajudou a resgatar mais de 200 sobreviventes.
A Marinha disse que "no momento 14 corpos foram recuperados". Não há estimativa sobre o possível número de desaparecidos porque não foi imediatamente determinado quantas pessoas estavam a bordo, nem a nacionalidade deles.
O naufrágio ocorreu a cerca de 160 km ao sul da pequena ilha siciliana de Lampedusa e a aproximadamente 65 km ao norte da costa da Líbia, segundo autoridades italianas. Uma fragata da Marinha e um barco patrulha correram para o local, juntamente com dois barcos da Guarda Costeira italiana e um barco da frota Polícia de Fronteiras do país. Equipes médicas a bordo dos barcos da Marinha deram assistência aos sobreviventes.
Na semana passada, mais de 4 mil imigrantes chegaram às margens da Itália por meio de barcos contrabandeados. Muitos dos barcos partiram da costa vagamente patrulhada da Líbia com migrantes que fogem das guerras ou dificuldades na Síria, Eritreia e outros locais.