Por karilayn.areias

Rio -  Dezenas de milhares de pessoas deixaram suas casas neste sábado em cidades da Bósnia e da Sérvia, evacuados por barco ou helicóptero, após a subida das águas de rios que inundaram vilas e cidades. As autoridades disseram que a inundação recorde matou pelo menos 20 pessoas e o número de mortos pode subir ainda mais.

Os meteorologistas dizem que a inundação é a pior desde que os registros começaram há 120 anos e é devido ao acumulado de três meses de chuva que atingiu a região em apenas três dias.

Na cidade bósnia oriental de Bijeljina, cerca de 10 mil pessoas estavam sendo evacuadas sábado. O prefeito Mico Micic pediu ajuda, dizendo que "precisamos de tudo, estamos debaixo de água."

Autoridades em Bósnia dizem que 12 pessoas morreram e mais corpos poderiam emergir. Em alguns lugares, as enchentes alcançaram o segundo andar da casa das pessoas e elas tiveram que ser resgatados de helicóptero a partir de seus telhados.

Na Sérvia, que registrou oito mortes, as equipes de emergência e soldados estavam usando barcos e helicópteros para resgatar milhares presos na cidade de Obrenovac, perto de Belgrado. Autoridades disseram que mais de 15 mil pessoas foram evacuadas até agora das regiões atingidas pelas enchentes, a maioria deles para abrigos em escolas e ginásios.

A inundação em Obrenovac está ameaçando a usina Nikola Tesla, o maior da Sérvia. A chuva diminuiu em algumas partes sábado, mas o primeiro-ministro Aleksandar Vucic disse em uma coletiva de imprensa que a nova onda de cheia no rio Sava chegará domingo à noite.

"Nossa principal preocupação é proteger a usina", disse Vucic. "Estamos fazendo tudo o que pudermos."

Milhares de voluntários responderam ao apelo do governo para ajudar a construir barreiras contra inundações ao longo do Sava. Transportados de ônibus de todas as partes do país, os voluntários empilham os sacos de areia em barricadas de emergência.

Você pode gostar