Por clarissa.sardenberg

Iraque - Insurgentes sunitas de um grupo ligado à Al Qaeda ampliaram as áreas sob seu controle no Iraque nesta quarta-feira para uma área mais ao sul que inclui um das maiores refinarias de petróleo do país, em uma devastadora demonstração de força contra o governo liderado por xiitas.

Forças de segurança disseram que militantes do grupo Estado Islâmico do Iraque e o Levante (EIIS) - sunitas que travam uma guerra sectária em ambos os lados da fronteira Iraque-Síria -, dirigiram-se à cidade de Baiji na noite de terça-feira em veículos armados, ateando fogo em um tribunal e na delegacia local após libertar os prisioneiros.

Os militantes ofereceram salvo conduto a cerca de 250 homens que faziam a guarda da refinaria nos arredores de Baiji, cerca de 200 quilômetros de Mosul, sob a condição de que deixassem o local.

Crianças se escondem durante combates entre as forças de segurança do Iraque e a Al QaedaReuters

Ainda nesta quarta-feira os militantes islâmicos entraram no consulado da Turquia em Mosul e levaram 48 turcos, incluindo o cônsul-geral e vários membros de forças especiais turcas, disse uma fonte no gabinete do primeiro ministro, em Ancara. O grupo foi levado do consulado para uma base dos militantes. As autoridades turcas confirmaram que nenhum deles ficou ferido.

O ministro de Relações Exteriores do Iraque, Hoshyar Zebari, pediu a união dos líderes do país para enfrentar uma ameaça “grave e mortal”. “A resposta tem que ser em breve. É preciso haver uma resposta rápida para o que aconteceu”, disse ele durante viagem à Grécia.

Zebari disse que o governo atuará em conjunto com forças da região autônoma curda para expulsar os combatentes rebeldes de Mosul.

Jasim al-Qaisi, morador de Baiji, disse que os militantes também pediram a líderes tribais em Baiji que convencessem a polícia local e soldados a não resistiram à ofensiva.

A refinaria da cidade pode processar 300 mil barris de petróleo por dia e fornece produtos derivados para a maioria das províncias do Iraque, sendo também uma grande fonte de poder para Bagdá. Um trabalhador da usina disse que o pessoal do turno da manhã não pôde assumir suas funções e que os trabalhadores da noite ainda estavam em serviço.

A ofensiva para Baiji começou horas após o EIIL ter dominado Mosul, uma das grandes cidades históricas sunitas.


Você pode gostar