Madri - Juan Carlos I assinou nesta quarta-feira a lei de abdicação do trono da Espanha, que será efetivada à meia -noite, quando será sucedido por seu filho, que reinará com o nome de Felipe VI. No Palácio Real de Madri, Juan Carlos de Bourbon rubricou a lei aprovada pelas duas Câmaras parlamentares e na presença das principais autoridades do Estado, e também pelo futuro monarca.
A assinatura de Juan Carlos I foi referendada pela do presidentedo governo, Mariano Rajoy, e logo em seguida o rei abraçou seu filho. Os cerca de 160 convidados aplaudiram os dois, e Juan Carlos de Bourbon recebeu o gesto emocionado.
Após a assinatura, o rei cedeu ao príncipe das Astúrias seu lugar na presidência da cerimônia de sua abdicação, como símbolo da transferência da Coroa da Espanha. As duas filhas de Felipe de Bourbon e Letizia, Leonor e Sofía, se aproximaram dos avós para dar um beijo, e a cerimônia terminou com o hino nacional.
O ato solene aconteceu na Sala de Colunas do Palácio Real, no centro de Madri, cenário de importantes atos na história do país, como a assinatura, em 1985, do Tratado de Adesão da Espanha à Comunidade Europeia.
Felipe de Bourbon será proclamado rei em um ato no Congresso dos Deputados, diante de representantes das duas Câmaras parlamentares.