Por marlos.mendes

Rio - Você provavelmente, em um passado não muito distante, você passou boa parte de seu tempo online "zapeando" no Orkut, mas há tempos não acessa seu perfil. Seu tempo livre online há tempos é gasto no Facebook ou Twitter, ou até o Google Plus (Google+). O anúncio do fim do Orkut não disse muita coisa. Para você, mas não para os mais 56 mil fãs que subscrevem um abaixo assinado pedindo ao Google que não retire do ar a rede social, como anunciado esta semana.

A petição online alega que a sobrevivência do Orkut é importante pela organização dos fóruns nas comunidades, o que não existe no Google+ ou no Facebook. Os criadores da petição esperam alcançar 75 mil assinaturas coletadas.

Orkut será extinto pelo Google até o final do anoReprodução Internet

Ao anunciar o fim do Orkut até o fim do ano, o Google explicitou em seu blog a intenção de manter algumas páginas no ar, como um museu online. Difícil acreditar que o Google mude de ideia. Primeiro, porque o Google investe em outra rede social, o Google Plus (Google+). Segundo, porque o domínio Orkut.com pertence ao engenheiro turco Orkut Büyükkökten, criador da rede social, não trabalha mais para o Google.

LEIA MAIS:

Saiba como exportar suas fotos do Orkut para o Google+ de forma rápida

Google anuncia que vai retirar Orkut do ar até o final do ano

Para assinar a petição em favor da sobrevivência do Orkut, visitehttp://bit.ly/V8Dt5Z

Abaixo, a íntegra do texto da petição "Google: Nós pedimos ao Google que não encerre a rede social Orkut"

O Orkut é considerada a primeira grande rede social e a mais popular no Brasil até 2011. Entretanto, o seu proprietário, o Google, decidiu encerrar suas atividades em 30/09/2014 forçando os seus usuários a irem para o Google+, nova rede social da empresa que nunca obteve grande êxito.

O Orkut, mais do que uma antiga rede social, possui um importante sistema de organização de fóruns nas chamadas comunidades. O layout permite a visualização rápida e precisa dos tópicos que compõe o fórum. Atualmente, o site abriga vários fóruns de nicho com várias postagens diárias sobre os mais variados assuntos.

Solicitamos ao Google que não encerre o Orkut e se isso não for possível solicitamos à empresa que ao menos preserve a principal característica que mantém essa rede social viva até hoje: o modelo de organização de fóruns em comunidades. Algo que não existe no Google Plus, cujas as comunidades que existem se assemelham aos grupos do Facebook. Se o Orkut ainda teve algum movimento foi graças ao atual modelo de comunidades.

Você pode gostar