Por clarissa.sardenberg

Moscou - A Rússia provavelmente vai prorrogar o asilo do norte-americano Edward Snowden, ex-prestador de serviços de inteligência dos Estados Unidos, por considerar que "sua vida corre perigo", disse uma autoridade ligada ao Serviço Federal de Migração (SFM), segundo a agência russa Interfax.

Edward Snowden em entrevista à NBC Reuters

Snowden fugiu para a Rússia depois de vazar detalhes de programas secretos de vigilância e Moscou lhe concedeu asilo por um ano em 1º de agosto de 2013, o que irritou o governo norte-americano, que espera julgá-lo por várias acusações, incluindo espionagem.

A presença de Snowden na Rússia abalou as relações entre Moscou e Washington, que também divergem sobre as crises na Síria e Ucrânia, bem como em questões de direitos humanos, segurança e comércio.

"Não vejo problema em prolongar o visto temporário de asilo. As circunstâncias não mudaram. Como antes, a vida de Snowden está em perigo, por isso o SFM tem bases para prorrogar seu status", disse Vladimir Volokh, chefe de um órgão de consultoria às autoridades migratórias, segundo a agência de notícias Interfax.

Você pode gostar