Por bferreira

Rio - A agulha de crochê e o carteado deam lugar às luvas de boxe. No Hospital Estadual Eduardo Rabello, em Campo Grande, pacientes idosos têm aulas de kickboxing duas vezes por semana. Especialistas apontam que o esporte aumenta a força muscular e aprimora os reflexos.

Desde junho, cerca de 30 alunos participam do treinamento. Segundo Edson Nunes, diretor da unidade, na terceira idade o kickboxing ajuda também na circulação sanguínea, na agilidade, além de melhorar o raciocínio. Ele lembra que o esporte não é recomendado para idosos com problemas respiratórios e que sofreram Acidente Vascular Cerebral e enfarte.

“Com o jovem, as atividades são mais intensas. Fizemos algumas alterações para os idosos, os movimentos são mais lentos”, explica.

As aulas fazem parte de uma parceria do hospital com a ONG Lutando Por Vidas, do ex-lutador Jorge Turco. “A luta aproxima os avós dos seus netos, que estão fascinados com o MMA e os ídolos atuais, como Anderson Silva”, disse, acrescentando que a ideia é que os alunos façam exames de faixa antes do final do ano.

Com 83 anos, a aposentada Maria José do Espírito Santo confessa ser totalmente sedentária. Além de participar das aulas de kikboxing, ela canta no coral da unidade. “Aqui encontro tudo o que eu gosto”. Outra aluna, a aposentada Marlene da Costa Branco, 70, conta que já lutou e é fascinada por filmes de luta. “Passei a minha vida inteira fazendo exercícios e mesmo envelhecendo não seria diferente”.

Academia da Terceira Idade

Aula de kickboxing não é a única atividade física para a terceira idade no Hospital Eduardo Rabello. Os usuários do Centro Dia — espaço com atividades para idosos que não são pacientes — ganharam uma Academia da Terceira Idade. O local contará com uma equipe formada por professores de educação física, enfermeiros e nutricionistas, que vai monitorar os exercícios e os efeitos neste público. Além disso, equipamentos são adaptados aos idosos para que eles façam movimentos leves, prevenindo lesões nas articulações. A ideia é atender a 240 pessoas.

Você pode gostar