Por paulo.lima

Itália - O navio Costa Concordia, que naufragou em 13 de janeiro de 2012 e deixou 32 mortos e dezenas de feridos, na costa da Itália, chegou ao porto de Gênova na manhã de domingo, onde será desmantelado. O navio deixou a Ilha de Giglio, local do naufrágio, na quarta-feira em direção ao porto italiano.

Os técnicos responsáveis pelas operações do Costa Concordia seguem com as manobras necessárias para atracar o navio, num processo que deve durar cerca de seis horas. A desmontagem total do navio será realizada em duas áreas dentro do porto e deve levar 22 meses.

Navio que naufragou em 2012 finalmente chega ao porto de GênovaEfe


A primeira fase do processo de recuperação do Concordia foi executada no último dia 14, depois que o navio foi trazido à superfície. A reflutuação foi conseguida depois que as equipes de resgate injetaram ar em 30 flutuadores fixados ao navio, que tem 300 metros de comprimento e 115 mil toneladas de peso.

O capitão do navio, Francesco Schettino, foi o único membro da tripulação julgado por homicídio por imprudência, naufrágio e abandono da embarcação. O julgamento ainda está na fase de depoimentos. Os outros membros receberam penas menos duras após firmarem um acordo com o Ministério Público italiano e admitirem parte da culpa.

Você pode gostar