Software identifica sinais de autismo

Grupo de pesquisadores brasileiros e norte-americanos desenvolveu algoritmo que pode contribuir para diagnóstico

Por thiago.antunes

Rio - Um software criado por pesquisadores brasileiros e norte-americanos pode contribuir para o diagnóstico do autismo. O grupo desenvolveu um algoritmo para analisar imagens de crianças fazendo atividades. Ele é capaz de medir a atenção visual de crianças, por exemplo. Estudos mostram que muitos autistas têm dificuldade de olhar nos olhos já no primeiro ano de vida.

Nos testes existentes, é o médico que conta quanto tempo leva para a atenção da criança em resposta a um estímulo mudar. De acordo com Guillermo Sapiro, da Universidade de Duke, nos EUA, a ideia não é substituir o trabalho de profissionais de saúde, mas dar uma ferramenta que possibilite que sintomas sejam identificados também em casas e nas escolas.

O software ainda precisa ser validado. “Como o diagnóstico demora em média quatro anos, devido em parte ao limitado acesso aos especialistas, a triagem precoce é muito importante”, explica Sapiro.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia