Por felipe.martins

Rio - Símbolo de afeto e cuidado, o gesto é capaz de reduzir em 13% as mortes infantis e é tema de ação lançada, nesta quinta-feira, pelo Ministério da Saúde: a Campanha Nacional de Aleitamento Materno 2014. Este ano, a madrinha é a atriz Nívea Stelmann, mãe de Bruna, de quatro meses, que mama exclusivamente no peito.

O objetivo da campanha é incentivar as mães brasileiras a amamentar até os 2 anos ou mais e, de forma exclusiva, até o sexto mês de vida do bebê. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que, para cumprir a meta, é fundamental o envolvimento de todos, incluindo das empresas. Ele disse ainda que o ministério estimula a criação de Salas de Apoio à Amamentação em empresas de todo o país.

Nívea Stelmann%2C mãe de Bruna%2C 4 meses%2C é madrinha da campanhaDivulgação

“Além da campanha, realizamos ações e orientamos as mães permanentemente por meio das Unidades Básicas de Saúde, da estratégia Saúde da Família e toda a Rede de Atenção do SUS”, cita. O tema da campanha este ano é ‘Amamentação. Um ganho para a vida toda’, estrelada por Nívea e Bruna.

Ela também é mãe de Miguel, de 9 anos, que mamou por quase dois anos, tempo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério. Além da atriz, cerca de 30 bebês e crianças pequenas participaram da solenidade.

“Acredito realmente na importância da amamentação. Vejo a diferença na vida da Bruna e do Miguel, que em todo esse tempo teve pouquíssimos problemas de saúde. Consegui amamentá-lo até os 2 anos”.
O evento integra a 22º Semana Mundial de Amamentação, que é comemorada em mais de 175 países.

Solidariedade salva vidas

Cada litro de leite pode atender até dez recém-nascidos internados por mamada. A boa notícia é que mães que não podem ou não conseguem amamentar podem contar com as doações feitas aos Bancos de Leite. Toda mulher que amamenta pode doar leite, que tem tudo o que a criança precisa, inclusive água, e protege de doenças como diarreia e infecções respiratórias.

O produto deve ser colocado em frasco de vidro esterilizado, com tampa plástica, armazenado no congelador. O Brasil conta com 213 instituições e 141 postos de coleta. No Rio de Janeiro, o Instituto Fernandes Figueira, no Flamengo, é o centro de referência de doação estadual. Informações: 2554-1703.

Você pode gostar