Por clarissa.sardenberg

Ucrânia - As forças do governo ucraniano enfrentaram uma coluna de blindados de separatistas perto da cidade de Novoazovsk, no sudeste do país, situada a cerca de 10 quilômetros da fronteira russa, disseram militares ucranianos nesta segunda-feira.

Guardas de fronteira detiveram o avanço da coluna a aproximadamente 5 quilômetros do nordeste da cidade, que fica na região do Mar de Azov, informaram os militares no Facebook.

A nova investida militar dos rebeldes, que um comandante de uma milícia pró-Kiev disse que poderia ter como objetivo capturar a cidade portuária de Mariupol, que está sob controle do governo, parece ter aberto uma nova frente no conflito de cinco meses no leste da Ucrânia.

Soldado na fronteira entre a Rússia e a Ucrânia, em Novoazovsk, onde houve combate entre militares e forças separatistas pró-russasReuters

Até então os combates estavam concentrados no entorno das duas maiores cidades em mãos dos rebeldes, Donetsk e Lugansk, mais ao norte.

O comandante de uma unidade da guarda nacional ucraniana na área perto de Novoazovsk, onde houve relatos de confrontos, disse à Reuters por telefone: "Uma guerra irrompeu aqui." Ele afirmou que não poderia falar mais e encerrou a conversa.

Semen Semenchenko, comandante da milícia Azov, pró-governo, publicou em sua página no Facebook que cerca de 50 veículos blindados tinham cruzado a fronteira, vindos da Rússia.

Cerca de 40 deles estavam tentando seguir na direção de Mariupol, enquanto os demais rumavam para Amvrosiyivka, ao norte, disse ele.

Você pode gostar